sábado, 17 de janeiro de 2015

LIVRO TODA A GRAÇA CAPÍTULO 7: "PELA GRAÇA DA FÉ!":


Por Charles H. Spurgeon Sobre Conversão



"Pela graça sois salvos, mediante a fé." (Efésios 2.8)

A fonte principal (graça)

Eu acho bom fazer um parêntesis e pedir com carinho ao meu leitor que observe com admiração e adoração a fonte principal de nossa salvação, que é a graça de Deus. "Porque pela graça sois salvos." Porque Deus é misericordioso, portanto, homens pecadores são perdoados, convertidos, purificados e salvos. Não é por causa de qualquer coisa neles, e que nunca pode ser deles mesmo, é que são salvos; mas por causa do imenso amor, bondade, piedade, compaixão, misericórdia e graça de Deus. 
Aprecie por mais um momento, então, a fonte principal. Eis o rio puro da água da vida, que sai do trono de Deus e do Cordeiro!
Como que um abismo é a graça de Deus! Quem pode medir a sua amplitude? Quem pode sondar sua profundidade? Como todo o resto dos atributos divinos, é infinito. Deus está cheio de amor, porque "Deus é amor" (1Jo 4:16). Deus é cheio de bondade; O próprio nome "Deus" é a abreviação de "bom". Bondades sem limites e amor formam a própria essência da divindade. É porque "a sua benignidade dura para sempre" é que os homens não são destruídos; porque "as suas misericórdias não têm fim" é que os pecadores são trazidos para Ele mesmo e perdoados (Lam 3: 22-23).
Lembre-se bem disso, ou você pode cair em erro, ao não fixar em sua mente, que a fé é apenas o canal de salvação, e nunca se esquecer de que a graça é a fonte e origem da própria fé. A fé é a obra da graça de Deus em nós.
             Ninguém pode dizer que Jesus é o Cristo, a não ser pelo Espírito Santo    (1 Coríntios 12: 3).
        "Ninguém vem a mim", disse Jesus, "se o Pai que me enviou não o trouxer"   (Jo 06:46).
Assim a fé, que vem de Cristo, é o resultado de desenho divino. Graça é a primeira e última causa do movimento da salvação; e a fé, mesmo sendo essencial, é apenas uma parte importante da máquina geradora da graça. Somos salvos "mediante a fé", mas a salvação é "pela graça". Tocai a trombeta como o arcanjo diante dessas palavras: "Pela graça sois salvos." Que notícia alvissareira para quem não merece!

Um canal (fé)

A fé ocupa a posição de um canal ou conduto. A graça é a fonte e o fluxo. A fé é o aqueduto ao longo do qual os fluxos de água da misericórdia de Deus desce para dessedentar os sedentos filhos dos homens, e é uma grande pena quando este aqueduto se quebra. 
"Como é triste de ver ao redor de Roma os muitos aquedutos nobres que já não transmitem água para a cidade, porque os arcos estão quebrados e as estruturas maravilhosas estão em ruínas." 
O aqueduto deve ser mantido para transportar toda a torrente; assim, a fé deve ser verdadeira e inteira, nos levando até a Deus e vindo direto para baixo a nós mesmos, para que se torne um canal utilizável de misericórdia para as nossas almas.
Ainda assim, novamente devo lembrá-lo de que a fé é apenas o canal ou aqueduto, e não a fonte, e não devemos olhar tanto para ele como para exaltá-lo acima da fonte divina de toda bênção que se encontra na graça de Deus. Nunca faça um Cristo de sua fé, nem pense nela como se fosse a fonte independente de sua salvação. Nossa vida é encontrada ao "olharmos para Jesus" (Hb 12: 2), e não em olhar para a nossa própria fé. Pela fé, todas as coisas se tornam possíveis para nós, mas o poder não está na fé, e sim em Deus em quem confiamos. A graça é o potente motor, e a fé é a corrente pela qual o carro da alma está ligada à grande força motriz. A justiça da fé não é a excelência moral de fé, mas da justiça de Jesus Cristo, que a fé apreende e se apropria. A paz dentro da alma não é derivada da contemplação de nossa própria fé; mas ela vem até nós, a partir Dele que é a nossa paz, cuja bainha de seu manto a fé toca, para do seu interior ser liberado a virtude para cura de nossa alma (Mat 9: 20-22).

A fraqueza da vossa fé

Veja, então, caro amigo, que a fraqueza da sua fé não vai destruí-lo. A mão trêmula pode receber um presente de ouro. A salvação do Senhor pode vir até nós, embora seja nossa fé apenas como um grão de mostarda (Mt 17:20). O poder está na graça de Deus, e não em nossa fé. Grandes mensagens podem ser enviadas ao longo de fios finos, assim a paz que dá testemunho do Espírito Santo pode chegar ao coração por meio de um fio fino de fé, que parece quase incapaz de sustentar seu próprio peso. 
Pense mais naquele a Quem você olha do que em seu próprio olhar. Você não verá nada olhando para longe ou até mesmo para sua própria aparência, mas se desviar dela o olhar poderá ver Jesus, e a graça de Deus, revelada  nEle.







2 comentários:

  1. Que maravilha este texto! É terrível ouvir pastores responsabilizar seus membros pelo recebimento ou não de milagres, dizendo que eles precisam orar e ter fé. Tem dias que é difícil aguentar tanta ignorância, e em muitos casos falta de escrúpulos! Que o Senhor nos dê paciência.

    ResponderExcluir
  2. Muita paciência e sabedoria minha amiga Marlúcia.

    ResponderExcluir

Blogger Template by Clairvo