domingo, 20 de outubro de 2013

O HOMEM E A LUXÚRIA!

Perspectiva dos homens: 
                  Uma história de luxúria! 
"Nossa culpa pelo deslocamento do caminho do bem remonta à época de Adão e da queda."

             Ike Miller

"1Tm 2.9-10 diz: "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia," 
                              

A Perspectiva de um Homem: A História da Luxúria
Para homens cristãos pode ser difícil lidar com luxúria, sem perpetuar os abusos, e ferir nossas irmãs ao longo do caminho. Em uma palestra expositiva, eu confrontei a necessidade da eliminação da culpa que  injustamente sobrecarregam as mulheres, quando as questões discutidas se referem à luxúria e pudor

Quando a conversa gira sobre esses termos, nós, homens demonstramos de imediato que somos filhos de um pai chamado Adão, e em nenhuma outra questão, nós, homens somos tão descarados; assim como consideramos ser tão adequado apresentar o cartão do nosso pai: "Deus, foi aquela mulher que você colocou aqui."
As questões de luxúria e falta de pudor  remontam quase ao início, e são decorrentes de uma ruptura no relacionamento que inicialmente Deus destinou a homens e mulheres. Um exame profundo na unidade e desunião de Adão e Eva nos ajuda moldar a compreensão atual da luxúria masculina.
Inicialmente existia entre Adão e Eva uma perfeita unidade que demonstrava e exemplificava uma total interdependência. Em Gênesis 2, Deus retirou uma costela de Adão e dela criou o corpo de Eva. Notavelmente, a criação de Eva a partir de Adão produziu nele uma forte inclinação física em direção a ela, o que ilustra bem porque os homens, em geral se sentem tão atraído pelas mulheres. É uma tendência que, antes da queda serviu para unir e unificar os dois.
Depois que Adão reconhece Eva como osso de seus ossos e carne de sua carne, a Escritura nos diz que: "por essa razão, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher".
 Enquanto os professores e estudiosos da Bíblia tendem a se referir a essa "licença e unir-se" em termos estritamente emocional, o contexto indica que o "apego" é também físico e sexual: Ele vai se apegar à sua esposa e os dois serão uma só carne, um eufemismo para a consumação sexual do casamento.
O termo hebraico usado para “apegar” confirma a natureza física e sexual da inclinação.
 Em outros contextos bíblicos semelhantes, entre homens e mulheres, que denota profunda atração de um homem por uma mulher, quase ao nível da irresistibilidade [Siquém, e Dinah, Gênesis 34:3; Salomão e suas muitas esposas, [1 Reis 11:02] a  escritura mostra repetidamente essa inclinação nos homens de maneiras distintas: 
1- em forma de corrupção como a história de Davi e Bate-Seba. 
2-  na celebração da beleza do amor, como a do amante e sua amada no Cântico dos Cânticos.
Antes da Queda, a inclinação que o homem tinha pela mulher era algo bom, tanto no sentido físico, como no emocional e sexual. Incentivava a unidade conjugal, e significava que o homem não possuía o lugar de dominância, ou seja, significava que havia uma reciprocidade e interdependência entre homem e mulher, uma dinâmica forte de reciprocidade.
No entanto, o desejo do homem pela mulher foi pervertido, -- como tantas outras coisas que Deus fez bom -- quando o pecado entrou no mundo. Continuamos a assistir a esta perversão, na busca pela pornografia, e na maneira desenfreada como as mulheres são objetificadas. Ao invés de conduzir os homens para a unidade conjugal, a inclinação do homem pela mulher tornou-se um mero e distorcido desejo de consumo. Além disso, o homem  busca impor uma dominação masculina, e se aproveitando da vulnerabilidade da mulher coloca sobre ela o peso da culpa. Adão foi o primeiro a fazer isso em Gênesis 3:12, e os homens têm feito isso desde então.
Esta tentativa do homem de reafirmar o domínio interrompe e descaracteriza a unidade criada por Deus para que existisse na relação homem-mulher. Ele desumaniza a pessoa do sexo feminino transformando-a em um objeto para sua satisfação condenando-a como a sementeira da luxúria.
Luxúria é o fruto de uma imaginação indisciplinada, e então os homens são indesculpáveis,e não há ninguém para culpar além de nós mesmos. Embora a luxúria seja uma tentação sempre premindo, não é impossível de resisti-la. Ela, no entanto, exige uma vigilância constante, sensibilidade à convicção, e práticas de confissão e arrependimento.
Para que isso se torne uma realidade, a igreja precisa providenciar um espaço seguro, de forma que os homens tenham condições de lutar com sua fraqueza, sem se sentirem amedrontados e envergonhados. Este é um papel importante que os pequenos grupos de homens podem cumprir, ou seja, proporcionar ambientes livres de juízo e da vergonha. Desta forma os homens que precisam de apoio irão encontrar outros homens em que possam confiar, e assim poderão expor a sua fraqueza, como se fizesse uma  prestação de contas. 
Não obstante o diálogo entre os sexos também seja importante para a compreensão, nem sempre, ou quase nunca é apropriado que o homem confesse seu desejo para a mulher por quem ele é tentado.
Irmãos, quando se trata de pudor, a providência que nos cabe, não é elaborar uma lista de regras de como as mulheres devem se vestir tendo como base nossas tentações pessoais. Em vez disso, a nossa responsabilidade é o humilde reconhecimento da nossa fraqueza, e de como uma inclinação física, saudável em sua criação, se tornou e continuou  sendo pervertida. 
Em arrependimento, os homens devem trabalhar em direção a uma maneira de pensar sobre o corpo feminino, que esteja em harmonia com a bondade com a qual foi criado para ser.
Tendo em vista, a inclinação dada por Deus ao homem, as mulheres poderão ouvir este testemunho, e entendê-lo como um convite para ajudar homens que confrontam a luxúria. A resposta positiva a este convite, não significa necessariamente que as mulheres se submetam a uma lista de regras e diretrizes para o vestir com modéstia, mas significa ter a consciência da vulnerabilidade dos homens, sem  ser escravizadas por eles.
 Para todos, e para cada um de nós, este é um processo de discernimento. Tanto as mulheres como os homens devem buscar o Espírito Santo, e considerarem a maneira como a igreja irá  testemunhar e viver a diretiva de Paulo em 1 Timóteo 2:9 para "vestir-se modestamente, com decência e discrição".
Santo Agostinho uma vez falou sobre a maneira em que Adão foi feito fraco através da remoção de sua costela, para que Eva fosse feita forte. Essa ação, Agostinho explicou, era um prenúncio de Cristo, cujo corpo foi quebrado, e se fez fraco para que sua noiva, a igreja, pudesse ser constituída forte. Ao contrário de Cristo, que foi suficiente para si mesmo, o enfraquecimento do homem deu à luz, uma boa e bela interdependência homem-mulher. 
Essa união entre os sexos foi danificada pela queda, mas não completamente perdida.
A Igreja ainda pode testemunhar o desígnio de Deus para as relações humanas. 
Para os homens, o testemunho significa abandonar o caminho e o modo de ser do primeiro Adão, para seguir a trilha e a maneira de ser do segundo, -- Jesus Cristo -- ou seja, ao invés de culpar as nossas irmãs, devemos crucificar a carne. 
Esta é a nossa responsabilidade na obra da redenção.

Ike Miller faz doutorado em teologia na Trinity Evangelical Divinity School. 
Ele é casado com a escritora Sharon Her.meneutics Hodde Miller.
Seu artigo original, "Falta de Pudor e Luxuria", foi publicado no blog de Sharon: sheworships.com 
 COMMONS / FLICKR


7 comentários:

  1. Meu grande amigo e irmão Fábio. Sai de Goiânia sem despedir de você. Pois fique sabendo que és um homem especial e de muito significado em decisões importantes que tomei na vida. Fico aqui da terra do nosso glorioso Luis Inácio Lula da Silva a ler diariamente seu blog. Deixo um saudoso abraço fraternal. Ass.'; Hermes Borges Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que de alguma forma meus artigos e compartilhamentos lhe auxiliem no caminho da verdade. Senti sua falta, mas saber que você não esqueceu os velhos amigos me conforta muito.
      Abraços, e que você possa discernir com clareza o caminho indicado por nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  2. Que perfeito seu post irmão! Me corrija se meu raciocínio estiver errado; como o desejo do homem pela mulher foi pervertido com a queda, penso que o da mulher pelo homem, também. O que era para ser natural só entre maridos e esposas, de forma santa e recatada, converteu-se numa coisa banal e pervertida entre o homem natural. Deus disse " Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Por isso Ele fez mulher que faria "bem" esse papel Gn2.20 A mulher se presta a tudo, para corresponder esse desejo no homem, como também o seu desejo por ele Gn3.16. A mulher é ensinada a abusar de sua sensualidade, para corresponder tais desejos.
    Como se já não bastasse o desejo natural do homem e da mulher, há pastores que em palestras para casais estimulam esse desejo e ainda leva um ingrediente que em suas mentes caídas, acham que servem de estímulos para casamentos destruídos. Ao invés de ensinar a buscar em oração e na Palavra a reconciliação e a restituição de Deus, para nossos casamentos falidos! Obrigada pelos seus ensinos, que Deus te recompense por cada um.

    ResponderExcluir

Blogger Template by Clairvo