segunda-feira, 25 de março de 2013

UM DEVOCIONAL PARA A SEMANA SANTA


Prefácio do Editor (Amor ao Extremo)

piper-uttermost

Não há nada intrinsecamente santo com relação a esses dias em especial, mas durante a maior parte da história da igreja, os cristãos têm separado oito dias entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa para uma concentração solene (Romanos 14:5-6). Esta sequência de dias proporciona um intervalo anual para que nos concentremos atentamente nos maiores eventos da história humana: os atos de nosso Salvador Jesus Cristo. “Fixe seu olhar firmemente nele,” John Piper escreve sobre a Semana Santa, “enquanto ele ama você ao extremo.”
Essa palavra — extremo — é carregada de significado. Jesus morreu voluntariamente por seus amigos e suportou graus inimagináveis de sofrimento para fazê-lo (João 13:1). Amar ao extremo é amar livremente, sem reservas ou limites, e sem defeitos ou falhas. Um amor ao extremo é inextinguível, irresistível e resoluto. Conforme assistimos sua prisão, julgamento e morte se desdobrarem por oito dias, nós observamos um Cristo faz caso de dor ou acusação em seu caminho para redimir pecadores perdidos. Este é o homem que “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8). Isso é amor ao extremo.
Conforme história da morte de Cristo atinge nossos sentidos, lemos sobre um Salvador que exercita sua própria autoridade sobre a morte e promete tomar de volta sua própria vida no fim (João 10:18). “Qualquer um que faz uma afirmação como essa,” Piper escreve, “está mentalmente perturbado, mentindo, ou é Deus.” Tudo depende de como respondemos a estas opções. O que fazemos com este Jesus que ama ao extremo e atropela a morte?
Amor ao Extremo é um devocional que vai do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. É composto de oito excertos (mais um prólogo) selecionados do vasto ministério de 32 anos de escrita e pregação de John Piper na Bethlehem Baptist Church em Minneapolis e Saint Paul. Este livreto pode ser usado para devocionais pessoais, familiares ou em grupo. Ele pode servir a qualquer um que busca um olhar firme para observar nosso Salvador enquanto ele nos ama ao extremo.
Tony Reinke
Desiring God

Sumário

  1. Prólogo – Uma Visão para a Semana Santa
  2. Domingo de Ramos – Vendo o Rei no Domingo de Ramos
  3. Segunda-feira – Intrépida Resolução de Ir para Jerusalém
  4. Terça-feira – Amor Profundo por Nós
  5. Quarta-feira – Por Que Jesus é Todo-Confiável
  6. Quinta-feira Santa – Quinta-feira do Mandamento
  7. Sexta-feira Santa – Do Que se Trata a Sexta-feira Santa
  8. Sábado de Aleluia – Um Vulcão da Semana Santa
  9. Domingo de Páscoa – Um Amor de Ressurreição Tão Incrível
 ***
A menos que indicado de outra maneira, as citações bíblicas são extraídas da versão RA (Revista e Atualizada). Todas as ênfases na Escritura foram adicionadas pelo autor.
 ***
© 2013 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: Love to the Uttermost (Free eBook for Holy Week)



piper-uttermost
Prólogo
Enquanto tentava preparar meu coração para encontrar a Jesus de maneira especial no Domingo de ramos, na Quinta-feira Santa, na Sexta-feira Santa e no Dia da Ressurreição, uma série de figuras voltavam constantemente à minha mente. Deixe-me tentar descrever a história a você.
Um cordeirinho nasceu de lã bem branquinha, com pernas magrelas e nariz molhado, muito semelhante a todos os outros bebês cordeirinhos. Mas, conforme o cordeiro cresceu e se tornou um carneiro, os outros carneiros e ovelhas começaram a notar uma diferença. Este carneiro tinha uma estranha protuberância na testa.
No começo, eles pensaram que ele tinha levado uma pancada, mas a protuberância nunca descia. Ao invés disso, uma grande almofada de lã profundamente branca cresceu sobre a protuberância e tornou-a bem macia e firme. A protuberância poderia ter parado de atrair atenção exceto pelo fato de que esse carneiro começara a usar a protuberância em sua cabeça de maneiras muito estranhas.
Em primeiro lugar, a protuberância parecia pesar sua cabeça, de maneira que ele sempre parecia estar se curvando e mostrando reverência a algum rei invisível. Então ele começou a buscar outras ovelhas que estivessem doentes ou feridos. Ele usava a protuberância macia e firme em sua testa para ajudar os fracos a ficarem de pé e para secar suas lágrimas.
Rebanhos inteiros de ovelhas começaram a segui-lo, mas os bodes riam dele para escarnecer. Ovelhas já eram nojentas o suficiente, mas uma ovelha com uma protuberância esquisita na testa era mais do que eles podiam aguentar. Eles o perturbavam o tempo todo e inventavam piadas e insultos: “Como você consegue carregar essa cabeça de lã? Seu caroço é feito de chumbo de lã?” E o que os deixava furiosos é que ele apenas saía de perto deles e continuava executando suas serenas obras de misericórdia.
Então certo dia os bodes o cercaram e o chifraram até que ele morreu, e deixaram-no sozinho no campo. Mas enquanto ele estava deitado lá, algo muito estranho aconteceu. Ele começou a ficar maior. A lã ensanguentada caiu e revelou um pelo liso e branco como crina de cavalo. A almofada de lã branca caiu de sua testa e da misericordiosa protuberância cresceu um poderoso chifre de aço carmesim diferente de qualquer chifre que já existiu ou jamais existirá.
E então, como se por ordem, o enorme Unicórnio deu um salto e ficou de pé. Seu dorso ficava a dois metros e meio acima do chão. Os músculos em seus ombros e pescoço eram como mármore. Os tendões de suas pernas eram como cabos de ferro. Sua cabeça não estava mais curvada, e quando ele olhava para a direita ou para a esquerda, o chifre carmesim cortava o ar como um sabre banhado em sangue.
Quando as ovelhas o viram, elas caíram e adoraram. Ele se curvou e tocou cada uma na testa com a ponta de seu chifre, lhes sussurrou algo no ouvido, e elevou-se aos céus. Ele não foi mais visto desde então.
Esta é a visão em minha mente conforme entro na Semana Santa. É um retrato de Jesus Cristo pintado por Isaías sob a inspiração de Deus e colocado em exibição por Mateus 12:18-21. Como toda boa obra de arte, esse retrato tem um propósito, e o propósito é fazer com que nós depositemos nossa esperança em Jesus Cristo. E estou orando para que isso aconteça em sua vida, porque eu sei que tudo o mais em que você deposita sua confiança lhe decepcionará no final. Mas se você espera em Jesus Cristo, você será honrado em sua vida, e nunca se arrependerá.
***


Por John Piper © 2013 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: Love to the Uttermost (Free eBook for Holy Week)


Leia mais: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/03/john-piper-uma-visao-para-a-semana-santa-amor-ao-extremo-19/#ixzz2OYPiBmLa


Leia mais: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/03/john-piper-uma-visao-para-a-semana-santa-amor-ao-extremo-19/#ixzz2OYPPcAKu





0 comentários:

Blogger Template by Clairvo