O QUE É A HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ?
A Historia da Igreja é um assunto relevante pelo qual o cristão deve
nutrir um interesse especial, pois além do fundamento de sua fé estar firmado
nesta historia, ela é também sua herança espiritual e a forma ideal para
conhecer os bons exemplos do passado, poder imitá-los e assim evitar os erros,
os quais a igreja frequentemente tem cometido.
Há várias maneiras para se definir a história:
1- Um acontecimento, um evento real, ou seja, algo que acontece no tempo
e espaço como resultado da ação humana. Tal acontecimento é absoluto e
objetivo, e só pode ser conhecido direta e plenamente por Deus, não se
repetindo exatamente mais tarde em outro lugar. Porém, padrões paralelos podem
aparecer para o historiador, porque pessoas podem se comportar semelhantemente
em tempos e locais diferentes, e porque elas são pessoas que podem ser afetadas
pelo bem ou pelo mal.
2- Informação a respeito de um acontecimento, uma informação sobre algo
acontecido no passado, normalmente indireta, em forma de documento, ou objeto
relacionado ao fato. Ao contrário do cientista que pode estudar seu material
objetiva e diretamente, o historiador é subjetivamente limitado, pois, ele é
uma parte do que estuda e precisa levar em consideração as ações de Deus no
tempo e espaço, como também considerar o papel do homem na história como um
agente livre, e compreender que seus dados são indiretos.
Alguns exemplos de historia como informação: "a catedral de São
Pedro em Roma, uma bula papal, as catacumbas, etc.
3- Investigação ou pesquisa para checar e achar dados acerca do passado.
A palavra "história" vem da palavra grega "historia", uma
derivação do verbo grego "historeo", e ela foi usada pelos gregos da
Ática, cujo significado original era aprender pela investigação ou pela
pesquisa. Isto nos possibilita entender que a História é uma ciência distinta
com um processo de pesquisa, onde o historiador testa a autenticidade,
genuinidade e integridade de sua informação por meio de um cuidadoso estudo
tanto do primeiro quanto do segundo plano de seu material.
4- Interpretação das respostas procuradas pelo historiador para as
questões [Quem? Que? Quando? ou Onde?] quando considera a pergunta pelo
significado de seus dados.
Os gregos, que usaram a palavra "historikos" [como outro termo para definir história], pensavam na história como sendo um produto da investigação, e, portanto, a interpretava fazendo uma reconstrução subjetiva do passado, à luz dos dados colhidos, dos pressupostos do historiador e do "clima da opinião" do seu tempo, além do elemento da liberdade da vontade humana, uma reprodução que não consegue narrar totalmente o passado, pois, por ser parcial torna-se sujeita a erros e pressuposições humanas. Um consenso acerca do passado irá emergir, porém, à medida que um historiador examina o trabalho de outro. Esta é geralmente o tipo de história estudado por pessoas em uma sala de aula. Embora a verdade absoluta quanto ao passado possa vir a ser um desapontamento para o historiador, ele irá, conforme seus dados permitirem, apresentar a verdade acerca do passado de um modo objetivo e imparcial. Portanto, esta discussão nos proporciona saber que a HISTÓRIA pode ser "evento ou acontecimento", ou "pesquisa ou processo e produto", ou "interpretação".A história, como "evento", é absoluta, e ocorre somente uma vez no tempo e espaço, mas a história, como "informação", "pesquisa", e "interpretação", é relativa e sujeita a mudança.
A História pode ser definida como o relato interpretado do passado humano socialmente importante, com base em dados organizados e reunidos pelo método científico a partir de fontes arqueológicas, literárias ou vivas, e o historiador da Igreja deve ser tão imparcial na coleta de dados da história quanto o historiador secular, muito embora se precise reconhecer que ninguém pode ser neutro diante dos dados, uma vez que cada um tratará do material com uma estrutura própria de interpretação. Portanto, a História da Igreja, é o relato interpretado da origem, progresso e impacto do cristianismo sobre a sociedade humana, é a história interpretada e organizada da redenção do homem e da terra, e, caso esta definição não seja observada, o cristão jamais poderá fazer um relato cuidadoso da história da FÉ que ele professa. Neste ponto, os "filhos da luz", não podem ficar atrás dos "filhos das trevas".
DEUS É TRANSCENDENTE EM RELAÇÃO À CRIAÇÃO, MAS IMANENTE NA HISTÓRIA E NA
REDENÇÃO.
Fabio Silveira de Faria
FONTE: Livro: "O CRISTIANISMO ATRAVÉS DOS SÉCULOS" - Uma
História da Igreja Cristã de EARLE E. CAIRNS.
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