domingo, 14 de junho de 2020

Um Simples Exercício Hermenêutico/Exegético Em Mateus 3.11



Um Simples Exercício Hermenêutico/Exegético Em Mateus 3.11
          A primeira observação é lembrar de que os livros da Bíblia não foram escritos com a separação em capítulos e versículos, e, portanto há um enorme perigo quando não lemos o texto contextualmente, quando não o lemos respeitando os sinais gramaticais e o sentido das frases e orações.  
A segunda observação é que antes de isolarmos alguma parte do texto, se faça uma análise apurada. No caso do capitulo 3 do evangelho de Mateus, o conteúdo do verso 5 ao 12 é um assunto único. Inclusive as traduções atuais, corrigidas e atualizadas [Bíblia de Jerusalém, Ave Maria, King James, NVI] trazem as palavras de João Batista – do verso 7 ao 12 – entre aspas: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Dai, pois, frutos de verdadeiro arrependimento. Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: O Senhor é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. De fato, eu não sou digno nem ao menos de tirar-lhe as sandálias. Ele vos batizará como Espírito Santo e com fogo. A pá está na sua mão; limpará sua eira e recolherá seu trigo no celeiro, mas, quanto á palha, a queimará em fogo inextinguível”.
         Portanto, é preciso que a análise exegética e hermenêutica seja feita considerando todo o texto como uma peça única. Ao isolarmos qualquer parte do texto, estaremos desqualificando o valor e o sentido da conversa.
O primeiro ponto a ser visto, ao analisarmos exegeticamente e hermeneuticamente o texto, é que João Batista falou aos fariseus e saduceus, de algo que eles conseguiriam entender.  Quando disse da “ira vindoura”, ele estava falando da ira preconizada pelos profetas, a ira que iniciaria a era messiânica, a ira divina como punição infligida para a injustiça grave. Uma reação que não refletia a natureza divina irascível, mas uma incompatibilidade total entre Deus e a injustiça, que só pode terminar pela destruição do mal. Assim como com o machado se corta a árvore que não dá bom fruto a colocando no fogo, Aquele que viria depois dele batizaria com o Espírito Santo e com fogo, ou seja, o Espírito Santo teria o poder de purificar a consciência das pessoas, e isso seria feito da mesma forma que se purificava o ouro e a prata, algo bem conhecido dos seus ouvintes. Afinal, no livro de Isaías estava dito a respeito de Jerusalém: “voltarei minha mão contra ti, purificarei tuas escórias com potassa, removerei todas as tuas impurezas.”  O profeta Zacarias na proclamação do oráculo messiânico transmitiu a palavra do Senhor: “...e acontecerá em toda a terra que dois terços serão exterminados, e que o outro terço será deixado mim e Eu farei este terço entrar no fogo, e o purificarei como se purifica a prata, irei prova-lo como se prova o ouro. Então os purificados irão invocar o meu Nome, e Eu irei responder dizendo: É meu povo e o povo dirá o Senhor Iahweh é o meu Deus.” 
Também todos certamente já haviam lido em Malaquias: Eis que enviarei o meu mensageiro para que prepare um caminho diante de mim. Então, de repente, entrará o em seu Templo o Senhor que vós procurais, o  Anjo da Aliança que vós desejais, eis que ele vem, disse o Senhor dos Exércitos. Quem poderá suportar o dia de sua chegada? Quem poderá ficar de pé, quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo fundidor e como a lixívia lavandeiros. Ele virá para fundir e purificar a prata.” Certamente os ouvintes de João Batista já haviam lido o que Jesus Ben Sirá havia escrito sobre o temor de Iahweh nas provações: “tudo o que te acontecer, aceita-o, e nas vicissitudes que te humilharem sê paciente pois o ouro se prova no fogo, e os eleitos, no cadinho da humilhação.”
Para complementar, João lembra-lhes que tudo quanto não se pode purificar, será para sempre jogado no fogo inextinguível, e assim será com toda a consciência que não for purificada, pois o Senhor as punirá no dia do Juízo. Ele porá fogo e vermes em todas as carnes não aproveitadas, e elas chorarão de dor eternamente.  
Fabio S. Faria



0 comentários:

Blogger Template by Clairvo