Um
Simples Exercício Hermenêutico/Exegético Em Mateus 3.11
A primeira observação é lembrar de que os livros da
Bíblia não foram escritos com a separação em capítulos e versículos, e,
portanto há um enorme perigo quando não lemos o texto contextualmente, quando
não o lemos respeitando os sinais gramaticais e o sentido das frases e orações.
A segunda observação é
que antes de isolarmos alguma parte do texto, se faça uma análise apurada. No
caso do capitulo 3 do evangelho de Mateus, o conteúdo do verso 5 ao 12 é um
assunto único. Inclusive as traduções atuais, corrigidas e atualizadas [Bíblia
de Jerusalém, Ave Maria, King James, NVI] trazem as palavras de João Batista –
do verso 7 ao 12 – entre aspas: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?
Dai, pois, frutos de verdadeiro arrependimento. Não digais dentro de vós: Nós
temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: O Senhor é poderoso para suscitar
destas pedras filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores: toda
árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Eu vos
batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais
forte do que eu. De fato, eu não sou digno nem ao menos de tirar-lhe as
sandálias. Ele vos batizará como Espírito Santo e com fogo. A pá está na sua
mão; limpará sua eira e recolherá seu trigo no celeiro, mas, quanto á palha, a
queimará em fogo inextinguível”.
Portanto,
é preciso que a análise exegética e hermenêutica seja feita considerando todo o
texto como uma peça única. Ao isolarmos qualquer parte do texto, estaremos
desqualificando o valor e o sentido da conversa.
O primeiro ponto a ser visto, ao analisarmos exegeticamente
e hermeneuticamente o texto, é que João Batista falou aos fariseus e saduceus, de
algo que eles conseguiriam entender. Quando disse da “ira vindoura”, ele estava
falando da ira preconizada pelos profetas, a ira que iniciaria a era messiânica,
a ira divina como punição infligida para a injustiça grave. Uma reação que não
refletia a natureza divina irascível, mas uma incompatibilidade total entre
Deus e a injustiça, que só pode terminar pela destruição do mal. Assim como com
o machado se corta a árvore que não dá bom fruto a colocando no fogo, Aquele
que viria depois dele batizaria com o Espírito Santo e com fogo, ou seja, o
Espírito Santo teria o poder de purificar a consciência das pessoas, e isso
seria feito da mesma forma que se purificava o ouro e a prata, algo bem
conhecido dos seus ouvintes. Afinal, no livro de Isaías estava dito a respeito
de Jerusalém: “voltarei minha mão contra ti, purificarei
tuas escórias com potassa, removerei todas as tuas impurezas.”
O profeta Zacarias na proclamação do
oráculo messiânico transmitiu a palavra do Senhor: “...e
acontecerá em toda a terra que dois terços serão exterminados, e que o outro
terço será deixado mim e Eu farei este terço entrar no fogo, e o purificarei
como se purifica a prata, irei prova-lo como se prova o ouro. Então os
purificados irão invocar o meu Nome, e Eu irei responder dizendo: É meu povo e
o povo dirá o Senhor Iahweh é o meu Deus.”
Também todos
certamente já haviam lido em Malaquias: “Eis que
enviarei o meu mensageiro para que prepare um caminho diante de mim. Então, de
repente, entrará o em seu Templo o Senhor que vós procurais, o Anjo da Aliança que vós desejais, eis que ele
vem, disse o Senhor dos Exércitos. Quem poderá suportar o dia de sua chegada?
Quem poderá ficar de pé, quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo fundidor
e como a lixívia lavandeiros. Ele virá para fundir e purificar a prata.” Certamente
os ouvintes de João Batista já haviam lido o que Jesus Ben Sirá havia escrito
sobre o temor de Iahweh nas provações: “tudo o que
te acontecer, aceita-o, e nas vicissitudes que te humilharem sê paciente pois o
ouro se prova no fogo, e os eleitos, no cadinho da humilhação.”
Para complementar, João lembra-lhes que tudo quanto
não se pode purificar, será para sempre jogado no fogo inextinguível, e assim
será com toda a consciência que não for purificada, pois o Senhor as punirá no
dia do Juízo. Ele porá fogo e vermes em todas as carnes não aproveitadas, e elas
chorarão de dor eternamente.
Fabio S. Faria
Fabio S. Faria
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