sábado, 20 de julho de 2019

JONI EARECKSON TADA: O SOFRIMENTO ME AJUDA A VER O CÉU.



JONI EARECKSON TADA: O SOFRIMENTO ME AJUDA A VER O CÉU
[“Eu costumava me perguntar por que Paulo chama as dificuldades de leves e momentâneas.  Anos de aflição abriram meus olhos para sua percepção”]
"Arquive isto, Francie, e faça cópias desta carta, você", eu disse para minha secretária sem levantar os olhos da minha mesa. "E", com um suspiro acrescentei: "por favor, você pode puxar o sofá-cama mais uma vez?"
"Você está falando sério? Novamente?"
"Mais uma vez", eu disse.
Pela quarta vez naquele dia, precisei sair da cadeira de rodas e me deitar. Então, tive que me despir para reajustar o espartilho. Respiração superficial, sudorese e uma forte pressão sanguínea sinalizavam que alguma coisa estava beliscando ou contundindo meu corpo paralisado. Enquanto minha secretária enxugava as lágrimas e desdobrava o sofá-cama do meu escritório, olhei vagamente para o teto. "Eu quero parar com isso", murmurei.
Francie balançou a cabeça e sorriu. Quando pegou a pilha de cartas da minha mesa e se preparou para sair, ela parou e se se encostou à porta. “Eu aposto que você não pode esperar pelo paraíso. Você sabe como Paulo disse: 'Nós gememos, desejando estar vestidos com nossa morada celestial' ”(2 Coríntios 5: 2).
Meus olhos umedeceram novamente, mas desta vez foram lágrimas de alívio. "Sim, vai ser ótimo."
Naquele momento, sentei-me e sonhei com o que sonhei mil vezes: a esperança do céu. 
Recitei 1ªCoríntios 15 (“O perecível deve revestir-se do imperecível”), mentalmente ensaiou uma enxurrada de outras promessas e fixou os olhos do meu coração em futuras realizações divinas. Isso era tudo que eu precisava. Abri os olhos e disse em voz alta: "Venha depressa, Senhor Jesus".
Essa experiência geralmente ocorre duas ou três vezes por semana. Aflição física e dor emocional são, francamente, parte da minha rotina diária. Mas essas dificuldades são a maneira de Deus de me ajudar a pensar sobre o futuro. E não me refiro ao futuro como um desejo de morte, muleta psicológica ou fuga da realidade - quero dizer como a verdadeira realidade.
               Olhando para os meus problemas do ponto de vista do céu, os julgamentos pareciam extraordinariamente diferentes. Quando vista de baixo, minha paralisia parece uma parede enorme e intransponível, mas quando vista de cima, a parede aparece como uma linha fina, algo que pode ser superado. Assim, descobri com satisfação, a visão panorâmica encontrada em Isaías 40:31: “Aqueles que esperam no Senhor renovarão sua força. Eles voarão sobre asas como águias; eles correrão e não se cansarão, andarão e não desmaiarão. ”
Águias superam a lei inferior da gravidade pela lei mais alta do voo, e o que é verdade para os pássaros é verdadeiro para a alma. Se você quer ver os horizontes do céu, tudo o que você precisa fazer é esticar suas asas. (Sim, você tem asas e não precisa de asas maiores e melhores; você possui tudo o que precisa para ter uma perspectiva celestial de suas provações.) Como a parede que se torna uma linha fina, você consegue ver outro lado. Foi o que aconteceu comigo naquele dia no meu consultório. Eu pude olhar além do meu “muro” para ver onde Jesus estava me levando em minha jornada espiritual.
          As escrituras nos apresentam essa perspectiva eterna. Eu gosto de chamar isso de “visão do fim do tempo”. Essa visão separa o que é transitório do que é duradouro. O que é transitório, como a dor física, não perdurará, mas o que é duradouro, como o peso eterno da glória resultante dessa dor, permanecerá para sempre.
            Como o apóstolo Paulo escreve: "Porque a nossa luz e os nossos problemas momentâneos estão alcançando para nós uma glória eterna que supera todos eles" (2Co 4:17).
                O apóstolo Pedro também escreve aos amigos cristãos que estão sendo açoitados e espancados: “Em tudo isso vocês se regozijam muito, embora agora possam ser entristecidos por um pouco de sofrimento e todos os tipos de provações” (1 Ped. 1: 6). .
                 Como se alegrar, quando você está sendo jogado para leões?
   Esse tipo de indiferença sobre o sofrimento angustiante costumava me enlouquecer. Presa em uma cadeira de rodas e olhando pela janela para os campos de nossa fazenda, eu me perguntava: Senhor, como no mundo você pode considerar meus problemas "leves e momentâneos"? Eu nunca vou andar ou correr de novo. Eu tenho um saco na perna com vazamento. Eu sinto cheiro de urina. Minhas costas doem. Eu estou presa na frente desta janela.
          Anos mais tarde, no entanto, a luz resplandeceu: Os escritores inspirados pelo Espírito da Bíblia simplesmente tinham uma perspectiva diferente, da visão do fim do tempo.
 Tim Stafford escreve: “É por isso que as Escrituras às vezes parecem tão abertamente e irritantemente sem contato com a realidade, superando grandes problemas filosóficos e agonia pessoal. É assim que a vida é quando você está olhando para o final. Perspectiva muda tudo. O que parecia tão importante na época não tem significado algum. ”
     Lembre-se, não estou dizendo que minha paralisia é luz em si mesma; só se torna leve em contraste com o peso muito maior do outro lado da escala. E embora eu normalmente não chamasse três décadas em uma cadeira de rodas “momentânea”, é quando se percebe que “você é uma névoa que aparece por um tempo e depois desaparece” (Tiago 4:14).
         Nada mudou mais radicalmente a maneira como eu olhei para o meu sofrimento do que olhar para este ponto de vantagem do fim de tempo. Quando Deus não impediu que o meu pescoço se quebrasse no meio do caminho, Ele apagou as lâmpadas da minha vida que iluminavam o "aqui e agora", e o tornou em algo cativante.
                 O escuro desespero da paralisia total e permanente que se seguiu não foi muito divertido, mas certamente fez o céu ganhar vida. E um dia, quando nosso Noivo voltar - provavelmente quando eu estiver bem no meio do meu sofá do escritório pela enésima vez - Deus irá abrir as persianas do céu. Não tenho a menor dúvida de que ficarei fantasticamente mais animada e pronta para isso do que se estivesse de pé.
Enquanto isso, o sofrimento apressa meu coração a desejar ir para casa.

Joni Eareckson Tada, é autora de mais de 50 livros, incluindo sua autobiografia best-seller, Joni . Ela e seu marido, Ken, moram na Califórnia.

 Copyright © 2018 por Joni Eareckson Tada. Usado com permissão de Zondervan. www.zondervan.com.

[Tradução formatada e corrigida por Fabio S. de Faria]




0 comentários:

Blogger Template by Clairvo