sábado, 23 de março de 2019

OS TRÊS HORIZONTES DA PROFECIA DO ANTIGO TESTAMENTO




CHRISTOPHER JH WRIGHT 

Os profetas lançam suas palavras para o futuro. Onde elas pousam? 

Uma parte frequentemente desafiadora das Escrituras para muitos cristãos é o profeta do Antigo Testamento. Às vezes, entender sua mensagem pode ser um pouco confuso. Especialmente, quando essa mensagem pode ser aplicada (ou aplicada) ao Novo Testamento. Quando os profetas olham para o futuro que Deus revelou a eles, a que suas palavras se referem?
Acho útil pensar em três grandes horizontes possíveis de sua visão. Ou seja, à medida que os profetas lançam suas palavras para o futuro, podemos ver três lugares onde suas palavras chegam, três lugares onde suas palavras são relevantes e cumpridas - ou ainda serão.

HORIZONTE UM: A ERA DO ANTIGO TESTAMENTO
Este é o horizonte do próprio tempo dos profetas ou a era mais ampla do Antigo Testamento como um todo. A maior parte do que eles preveem acontece em suas próprias vidas ou em algum momento da história do Israel do Antigo Testamento. Por exemplo, muitos profetas avisam que Deus enviará a Israel e a Judá ao exílio, porque eles quebram o pacto e se rebelam contra ele. Isso se cumpre, como vimos, dentro do próprio período do Antigo Testamento, em 721 aC para o reino setentrional de Israel e em 587 aC para o reino meridional de Judá. Essas profecias são cumpridas no horizonte um.
Alguns dos profetas também predizem que Deus trará os exilados de Judá de volta à sua terra. Ele acabará com o exílio. A aliança será renovada e eles reconstruirão o templo. Essas profecias também são cumpridas no período do Antigo Testamento. Após o decreto de Ciro, rei da Pérsia, em 538 aC, várias ondas de exilados retornam a Jerusalém, e o templo é reconstruído em 515 aC. Cumprimento no horizonte um.
No entanto, às vezes, descobriremos que uma previsão do Antigo Testamento que é feita e cumprida no horizonte também pode levar adiante e ter um cumprimento ainda mais significativo posteriormente. Um bom exemplo é o sinal de Isaías para Acaz em Isaías 7. Visto que é um sinal (algo que deveria ser significativo para Acaz), temos que assumir que uma criança é de fato concebida e nascida logo depois e que o que Isaías prediz sobre o A derrota dos inimigos de Israel de fato se concretiza em aproximadamente nove meses - tudo no horizonte um. Deus está de fato com eles (“Emanuel”) e os liberta de seus inimigos. No entanto, também sabemos, é claro, que Mateus encontra um nível ainda maior de cumprimento daquela profecia de Emanuel no nascimento de Jesus. Isso nos leva ao horizonte dois.

HORIZONTE DOIS: A ERA DO NOVO TESTAMENTO
Há algumas passagens nos profetas que falam em termos que agora sabemos que só poderiam ser verdadeiras em e através de Jesus Cristo e do evangelho da salvação através de sua morte e ressurreição. Às vezes isso é chamado de profecia messiânica, embora a palavra messias (ungido) em si não ocorra com frequência. Os profetas não falam apenas sobre uma pessoa vindoura, mas descrevem coisas que só podem ser perfeitamente verdadeiras através de Jesus.
Por exemplo, quando Jeremias fala sobre Deus fazendo uma nova aliança (Jr 31.31-33), muito do que ele diz é similar em princípio à aliança do Sinai. Mas quando ele diz que parte desse novo relacionamento incluirá o perdão completo dos pecados, então sabemos que isso é realizado apenas por Jesus Cristo. Similarmente, quando Isaías fala sobre o Servo do Senhor, há várias coisas ditas sobre o Servo que também são ditas sobre Israel (escolhido e amado por Deus, dado como uma luz para as nações). Mas quando Isaías fala sobre como o Servo levará os pecados de muitos e morrer indiretamente por nós (Is 53), então só podemos ver tais palavras plenamente incorporadas no Senhor Jesus.
Assim, precisamos estar atentos a um possível horizonte do evangelho nas palavras dos profetas. Por favor, entenda que isso não significa que temos que “encontrar Jesus” em cada verso dos profetas (ou no Antigo Testamento como um todo). Pelo contrário, significa que devemos estar cientes de que esses textos fazem parte de uma grande jornada histórica e bíblica que leva a Cristo.

HORIZONTE TRÊS: A NOVA CRIAÇÃO
Há momentos em que os profetas falam de um futuro que é descrito em termos que vão muito além de qualquer coisa que tenhamos experimentado, no passado ou no presente. Por exemplo, sabemos que os profetas falam sobre Deus julgando Israel e também outras nações estrangeiras. Mas às vezes eles descrevem o julgamento de Deus engolfando toda a terra e todas as nações na destruição cataclísmica de tudo o que é mau e mau (por exemplo, Isaías 24). Tal visão universal nos leva ao horizonte final, da segunda vinda de Cristo e do julgamento final.
Felizmente, no entanto, os profetas mais frequentemente têm visões de longo prazo em relação às bênçãos futuras de Deus. Suas palavras sobre o mundo do futuro estão repletas de imensa alegria e entusiasmo. Nós nos encontramos imaginando um mundo em que tudo é perfeito. A natureza é cheia de abundância. A própria terra se alegra em seu Criador. A vida humana é segura e gratificante e livre de violência, injustiça, fome e perigo. Guerra e violência não são mais. As pessoas e os animais vivem em harmonia e paz. As pessoas nunca mais se afastam de Deus em desobediência. Pessoas de todo o mundo e todas as nações rejeitam seus falsos deuses e se voltam para o Deus vivo e o adoram com alegria e dons (por exemplo, Isaías 25: 6–9; 35; 65: 17–25; Jeremias 32: 37–41; 33: 6–9; Joel 3: 17–18).
Esse tipo de visão certamente não é cumprido no horizonte um. Os israelitas não retornar à sua terra (como veremos em um momento). Mas eles ainda são pecadores e estão longe da perfeição - como mostram livros como Neemias, Esdras e Malaquias. E quanto ao horizonte dois? Bem, é claro que sabemos que Cristo realizou a redenção do mundo em sua morte e ressurreição, mas ainda não vimos o cumprimento de tudo o que os profetas descrevem, um mundo de perfeita paz e justiça. Temos de tomar essas passagens para o horizonte supremo três - ou o horizonte escatológico, para usar termos técnicos.
No horizonte três, estou me referindo à imagem da nova criação que vemos em Apocalipse 21–22. Toda a cena nesses capítulos reflete muito deliberadamente muitos dos temas dos profetas (todo o livro do Apocalipse está saturado de alusões ao Antigo Testamento). Leia Isaías 60 e 65: 17–25 e, em seguida, leia imediatamente Apocalipse 21–22 e você verá o que quero dizer.
A visão final dos profetas só será cumprida quando Cristo retornar, a terra for purificada e renovada para ser a morada de Deus conosco.
Há algumas passagens nos profetas que parecem incluir todos os três horizontes, e isso pode parecer confuso a princípio. Mas lembre-se de que os profetas estão olhando para um futuro que, até onde eles podem ver, é uma visão única. Eles não sabem (não poderia) que serão séculos antes que o horizonte dois apareça, e séculos desconhecidos antes que o horizonte três chegue (ainda está à frente). Nós, com nossa perspectiva, podemos ver agora que suas palavras se estenderam ao longo de um vasto período de tempo. Eles viram as coisas de frente e viram coisas próximas e distantes como se fossem todas partes de uma única foto grande.

Trazendo boas novas
Isaías 52:7 –10 é um bom exemplo de todos os três horizontes. Dê uma olhada. Basicamente, este texto é uma boa notícia. É isso que anuncia o mensageiro dos belos pés. Este é o evangelho do Antigo Testamento. É uma boa notícia em todos os três horizontes.
Quão bonito nas montanhas  são os pés daqueles que trazem boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas novas, que proclamam a salvação, que dizem a Sião:  “O teu Deus reina!”
Escute! Seus vigias levantam suas vozes; juntos eles gritam de alegria.  Quando o Senhor voltar a Sião, eles verão isso com seus próprios olhos. Explodem em cânticos de alegria juntos, vossas ruínas de Jerusalém, pois o Senhor consolou seu povo, redimiu Jerusalém. O Senhor desnudará o seu santo braço à vista de todas as nações, e todas as extremidades da terra verão a salvação do nosso Deus.
Boas notícias para os exilados: Horizonte um.
As palavras do mensageiro são encorajar os exilados a se prepararem para irem para Jerusalém. Yahweh conquistou a vitória (Deus reina), e Deus já está voltando para sua cidade e levando-os consigo. Como no êxodo, Deus está redimindo seu povo. Eles podem se alegrar e ir para casa. De fato, isso acontece. A profecia é cumprida no horizonte um.
Boas notícias em Cristo: Horizonte dois.
Há três aspectos das boas novas nesses versículos que também são verdadeiros em Jesus Cristo. Isaías 52: 7 fala do Deus que reina. Isaías 52: 8 fala do Deus que retorna. Isaías 52: 9 fala do Deus que redime. Todos esses são verdadeiros em Cristo e no evangelho. Ele prega o reino de Deus. Ele vai ao templo (ao qual Deus prometeu retornar). Ele é o Redentor e Salvador, através de sua morte e ressurreição. Jesus é Deus reinando, Deus retornando e Deus redimindo. Jesus acrescenta um nível de satisfação às palavras do mensageiro no horizonte evangélico dois.
Boas notícias para o mundo: Horizonte três.
Em Isaías 52:10, o profeta passa para o cenário global, para “todas as nações” e “todas as extremidades da terra”. Essa é a promessa abraâmica novamente. Através da missão da igreja, o evangelho da salvação de nosso Deus está realmente indo para os confins da terra. A visão final da profecia está no horizonte três. Será finalmente cumprida quando o Senhor Jesus Cristo voltar a reinar sobre toda a terra e resgatar seu povo de todas as tribos, pessoas e línguas.
O plano de Deus para as nações
Através de todos esses horizontes, há uma dimensão missional para a visão de esperança dos profetas para o futuro. Eles veem que, porque a promessa de Deus a Abraão sempre previa a bênção de Deus estendendo-se a todas as nações, deve chegar um dia em que pessoas de outras nações além de Israel serão reunidas para fazer parte do povo da aliança de Deus.
Isso é exatamente o que o apóstolo Paulo percebe que tinha que acontecer, agora que o Messias Jesus veio e cumpriu a salvação prometida de Deus através de sua morte e ressurreição. No clímax de Romanos, enquanto se prepara para usar a igreja em Roma como sua base para o trabalho missionário mais a oeste da Espanha, ele coloca assim: “Pois eu lhes digo que Cristo se tornou um servo dos judeus em nome de Deus. verdade, para que as promessas feitas aos patriarcas pudessem ser confirmadas e, além disso, que os gentios pudessem glorificar a Deus por sua misericórdia ”(Rom. 15: 8–9; itálicos meus). Então ele imediatamente apóia esse ponto com quatro citações do Antigo Testamento.
Não sabemos que outros textos das escrituras Paulo deve ter usado para explicar seu compromisso missionário de levar as boas novas aos gentios, mas talvez alguns como esses, que vislumbram pessoas de muitas nações registradas na cidade de Deus (Sl. 87: 3 –6); vindo para trazer adoração a Deus (Sl 86: 8); ser abençoado com a salvação de Deus, mesmo como antigos inimigos (Is 19: 20-25); ser chamado pelo nome de Deus (Am 9: 11-12); e unir-se ao povo de Deus em Sião (Zc 2: 10-11).
É aí que a história tem que ir - para as nações - e Paulo irá levar para lá. A missão apostólica tem suas raízes no Antigo Testamento.
Christopher JH Wright é diretor internacional de ministérios da Langham Partnership e um padre ordenado na Igreja da Inglaterra. Este artigo é um excerto adaptado do seu livro vindouro O Antigo Testamento em Sete Sentenças: Uma Breve Introdução a um Tópico Vasto (IVP, maio de 2019).
Trecho retirado do Antigo Testamento em Sete Sentenças por Christopher JH Wright. © 2019 por Christopher JH Wright. Usado com permissão da InterVarsity Press, PO Box 1400, Downers Grove, IL 60515-1426. www.ivpress.com .


0 comentários:

Blogger Template by Clairvo