terça-feira, 11 de outubro de 2016

DIALOGANDO COM A BÍBLIA EM EFÉSIOS 1.1 a 14!

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, assim como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele, e em amor nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo, e em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. [Efésios 1:1-14]
1ª Pergunta: De que maneira as bênçãos espirituais influem na vida na terra?
R- Apesar de termos a tendência de pensar em "bênçãos" sob o aspecto de dinheiro, posses e oportunidades, Paulo as usa em referência ao relacionamento e à posição especial que Cristo oferece: salvação, perdão e esperança da vida eterna.
2ª Pergunta: Como somos adotados na família de Deus?
R- No mundo romano em que Paulo vivia, a escravidão era comum. Alguns escravos eram adotados pela família que os comprara e recebiam todos os privilégios dos filhos. Do mesmo modo, os cristãos, antes escravos do pecado e da morte, são comprados por meio da morte de Cristo e adotados como filhos de Deus.
3ª Pergunta: Por que o sangue é necessário para que sejamos salvos?
R- Como o pecado era uma afronta irreversível à santidade de Deus, a única alternativa para o praticante era a punição com a morte. O sangue representava a vida, e quando ele era derramado, significava que uma vida havia sido entregue. No AT a morte, a morte de animais satisfez esse padrão de justiça, e no NT, o sangue de Jesus cumpriu por completo a exigência do pecado, e satisfez totalmente a justiça de Deus. Assim fomos plenamente justificados e o pecado perdoado.
Pergunta: Se Deus nos escolhe, resta-nos alguma escolha?
R - A princípio estamos mortos espiritualmente, e somos incapazes de atender ao Senhor. Só Deus pode dar-nos o dom da vida, já que o pecado ao entrar na raça humana deixou todos incapacitados, ou seja, não podemos ir a Deus sem a sua misericórdia. Não é a consciência de que sermos pecadores que primeiro nos faz voltar para Deus. Antes, é Deus quem na sua misericórdia desperta essa consciência em nós. Alguns acreditam que nossa salvação por meio de Cristo é inteiramente limitada à escolha soberana de Deus. Para estes, somente irão crer em Cristo, aqueles que Deus destinou à salvação antes do início do tempo, (assim como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo...) e acentuam que não há quem busque a Deus, mas que Ele em sua misericórdia escolheu salvar alguns. Afirmam: "ir a Deus não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia". Na outra vertente estão os defensores de que Deus concede a cada pessoa a capacidade de escolher, ou seja, a sua graça e misericórdia estende-se a todos, mas se salvarão apenas os decididos a se arrepender e voltar-se para Jesus. São de opinião que Deus honra as escolhas das pessoas, seja aceitar o convite de Cristo, seja recusar.
5ª Pergunta: Deus estabeleceu um prazo?
R - Sim, mas ainda nos é desconhecido. Deus planeja um dia por todo o universo sob o governo e a autoridade de Jesus Cristo. Antes da chegada desse dia, o programa divino de salvação é uma série de tempos ou períodos que se manifestam gradualmente. Agora vivemos em uma época em que ainda existe a oportunidade de aceitar a Cristo, mas esse tempo presente terá fim e culminará com o governo total e completo de Jesus Cristo sobre tudo o que há nos céus e na terra.
Pergunta: como o céu e terra poderão convergir?
R - No mundo romano, quando se somava uma coluna de números, o total era registrado no alto e não embaixo da coluna como é feito hoje. Paulo utiliza essa ideia como figura, ou seja, no final da historia todas as realidades espirituais e físicas serão postas sob a autoridade de Cristo e Ele reinará como governante incontestável do universo.
Pergunta: Como as pessoas são seladas?
R - No mundo antigo, o selo era usado como o principal autenticador de um documento. No transporte de mercadorias, o selo identificava o seu proprietário, as protegendo de roubo. No governo, o selo era usado como o emblema oficial dos representantes do estado. Paulo usa a palavra selados como metáfora da obra sobrenatural do Espírito Santo na vida do cristão. É o sinal de propriedade, o sinal de ser espiritualmente genuíno, protegido e autenticado como membro da família régia de Deus.

Fabio S. Faria
Comentários de rodapé da BÍBLIA DE ESTUDO VIDA - Editora Vida 1999.




0 comentários:

Blogger Template by Clairvo