sábado, 29 de agosto de 2015

MEDITANDO SOBRE A BÍBLIA!

QUAL É O MAIOR INVENTO DA HISTÓRIA?







                        As respostas, são é claro, muito subjetivas, mas entre as mais comuns encontram-se certamente, a roda, a alavanca e a escrita.

Mesmo sendo inventos muito diferentes entre si, facilmente encontramos entre eles algo em comum: "os três foram criados para resolver problemas, encurtar distâncias, e diminuir esforços."
                                                   Com a alavanca tornou-se possível levantar objetos muito pesados; com a roda, longas distâncias puderam ser percorridas; com a escrita, abriu-se a possibilidade de transmitir pensamentos, sonhos e sentimentos através do tempo e do espaço. 
                                                    Particularmente, eu votaria na escrita como a mais significativa, sem desmerecer ou diminuir o valor das demais. 
                                                    O fato é que a escrita não apenas consegue registrar e guardar o que sabemos e pensamos, mas também nos proporciona "transcender o possível e alcançar o impossível", nos permitindo até tocar e imaginar o eterno.
                                                   Na Suécia, uma vez por ano são distribuídos os diversos prêmios NOBEL, em homenagem ao inventor Alfred Nobel, mas com exceção dos prêmios de literatura e da paz, os outros prêmios tem ênfase nas ciências exatas e na medicina. Talvez muitos já tenham lido as justificativas que levaram um determinado cientista a receber o prêmio, mas o fato é que os leigos dificilmente conseguirão entender plenamente a complexidade do invento escolhido, mesmo que alguém o tenha  explicado de maneira sucinta e simples. Se este tipo de descoberta está muito além da nossa compreensão, explicar o Eterno é ainda mais difícil. Na verdade esgotar o assunto é impossível, já que somos seres finitos e limitados. Mesmo assim cremos que a Palavra de Deus, a Bíblia, transmite algo do Eterno ao ser humano. 
A Fé cristã se baseia na premissa de que Deus quer que conheçamos um pouco das verdades divinas e, que possamos através das Escrituras Sagradas, ter uma base real real para a fé. Em outras palavras, as verdades de Deus podem ser transmitidas com letras e palavras. Não precisamos tatear às escuras em busca de informações sobre Deus. Ele revelou parte do seu ser, de seus pensamentos, planos e ações, em uma linguagem que nós seres humanos podemos entender e receber. A Bíblia é uma mina de ouro para quem quer conhecer a Deus, porém para aquele que não procura se aprofundar em seu estudo, pode se tornar facilmente, apenas um guia de curiosidades. 
                                                Pode-se dizer que o conhecimento dado a nós, por Deus através de sua Palavra, visa sempre um relacionamento com Ele. não se trata de conhecimento teórico sobre quem Deus é ou informações sobre o que Ele fazia antes de criar o mundo, nem se trata de um guia de ciências ou uma orientação para as relações humanas, por mais que isto conste nas páginas da Bíblia. 
                                             Uma pequena pausa para uma pergunta que tem por objetivo nos levar a refletir sobre o que fazer com este conhecimento:"Se a Bíblia é a palavra de Deus, e se nela está revelado algo sobre Ele, e como se relacionar com Ele, quais são as consequências que isto traz à nossa maneira de ler e estudar o texto sagrado?"
                                             Em muitas culturas, o escrever, e até as palavras e letras em si, são sagradas. Nós, por estarmos cercados de informações, talvez não mais compreendemos o valor de poder ler e escrever. Textos meio longos como este, muitas vezes passam despercebidos pela preguiça que temos de gastar tempo com algo além de 140 caracteres. 
                                             Muitas vezes tratamos a Bíblia da mesma forma, ou seja, queremos mensagens curtas e que não nos deem muito trabalho para entender e assimilar. Com 10 a 15 linhas, quando muito, queremos entender a eternidade. Assim a Palavra, escrita, preservada e transmitida de geração em geração, aos poucos perde seu valor e sua mensagem. 
"O mais importante, o maior invento usado para o maior dos fins, perde sua razão de ser e sua forma de transformar."


Autor: LEIF EKSTRÕM - pastor da igreja Korskrkan em Fagersta na Suécia.

Fonte: Jornal "LUZ NAS TREVAS", edição 973, agosto de 2015, publicação da Convenção das igrejas Batistas Independentes.



0 comentários:

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A FIEL COMPANHIA


De manhã, ao acordar sempre o vejo e desvio o olhar no desejo de ignorá-lo. Por alguns instantes, durante a oração matinal deixo de percebê-lo, mas, ao entrar no banheiro e, me ver pelo espelho constato a imagem dele sobreposta à minha.

No percurso para o trabalho, inicialmente ele fica silencioso, mas, quando menos se espera sua voz suave me faz esquecer muitas coisas ao derredor. Há dias, que com firmeza consigo mantê-lo a distancia, mas, naqueles em que surgem contratempos na caminhada, ele além de não me abandonar, ainda toma a frente, e, se dispõe a resolver todos os embaraços, sem dar importância aos meios, pois, de acordo com sua filosofia, o meu 'bem estar' é a prioridade. 

No ambiente do trabalho tento rechaçá-lo de todas as formas e maneiras, mas, ele sempre consegue fazer que suas ações se entrelacem às minhas, e que os seus pensamentos formem um "todo" com os meus. No final as decisões parecem ser tomadas de comum acordo, mas, a ideia principal, aquela que está no cerne de toda questão, sempre lhe pertence, pois, além de ser mais forte, também é mais rápido  mais preciso, e mais determinado.

Muitos são os dias, e as vezes que tento me rebelar ao seu comando, mas, com maestria ele cita argumentos irrefutáveis, me convencendo de que a razão e a justiça precisa sempre estarem ao meu favor. Acontece que em alguns dias, < na maioria deles > seu comando se torna algo tão natural, que chega a passar despercebido fazendo com que sua companhia seja bastante prazerosa; porém, à noite ao examinar os feitos do dia, e colocá-los perante a luz de DEUS é que posso ver o meu companheiro diário em toda sua plenitude. Quanto mais leio a Bíblia, quanto mais me concentro nas orações, mais sinto o seu odor fétido, e mais nítido é revelada sua imagem asquerosa. Desespero-me, me envergonho, e concluo: "não há água, sabão, ou qualquer produto de limpeza que possa limpar a sujeira por ele impregnada". 
Nesse momento, ao me sentir no auge da impotência vislumbro o verdadeiro significado da OBRA DA CRUZ, e, esse vislumbre faz com que no meio de toda tristeza, surja a alegria trazida pela certeza da GRAÇA DE DEUS.
     
         Convicto, e consciente de que minhas forças são insuficientes e ineficazes para vencer o comando da 'Fiel Companhia', me fortaleço na lembrança de que: 
"a Salvação não pertence aos decentes e piedosos, e que Jesus afirma, com efeito, que o Reino de seu Pai, não é uma subdivisão para os justos nem para os que sentem possuir o segredo de estado da salvação. O Reino não é um condomínio fechado elegante com regras esnobes a respeito de quem pode viver ali dentro. Não; ele é para um elenco mais numeroso de pessoas, mais rústico e menos exigente, que compreendem que são pecadores porque já experimentaram o efeito nauseante da luta moral". (1). 
Fortaleço-me na afirmação do "monge Thomas Merton": um santo não é alguém bom, mas alguém que experimenta a bondade de Deus. 
Fortaleço-me nas palavras de Paul Tillich ao comentar Efésios 2.8,9  [Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie] 
<<< "A graça nos atinge quando estamos em grande dor e desassossego. Ela nos atinge quando andamos pelo vale sombrio da falta de significado e de uma vida vazia... Ela nos atinge quando, ano após ano, a perfeição há muito esperada não aparece, quando as velhas compulsões reinam dentro de nós da mesma forma que tem feito há décadas, quando o desespero destrói toda a alegria e coragem. Algumas vezes naquele momento uma onda de luz penetra nossas trevas, e é como se uma voz dissesse: 'você é aceito, aceito pelo maior do que você, o nome do qual você não conhece. Não pergunte pelo nome agora; mais tarde talvez você descubra. Não tente fazer coisa alguma agora; talvez mais tarde você faça bastante. Não busque nada, não realize nada, não planeje nada. Simplesmente aceite o fato de que você é aceito'. Se isto acontece conosco, experimentamos a graça". >>>

Diante de tudo isso, confiante na Palavra de Deus, que foi proclamada pelo profeta Habacuque: EIS O SOBERBO! SUA ALMA NÃO É RETA NELE, MAS O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ, me derramo na presença de Deus, e tenho a ousadia de  dizer:
 Senhor perdoa-me pelas iniquidades cometidas hoje. Senhor perdoa-me, pois, mais uma vez cedi à tentação permitindo que o comando fosse da fiel companhia: O PECADO!  

Fabio S. Faria

Obs- (1) O evangelho maltrapilho por Brennan Manning, pagina 23.





0 comentários:

Blogger Template by Clairvo