Atos 17: 10 a 12: " E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram a sinagoga dos Judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda a avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se essas coisas eram assim. De sorte que muitos deles creram, bem como número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens."
Apresentação
"Há um grande perigo, uma vez que tenhamos aderido a determinada escola de pensamento, ou adotado certo sistema de teologia, de ler a BÍBLIA à luz dessa escola ou sistema e encontrar seus caracterísiticos distintivos naquilo que lemos."
"Há um grande perigo em aceitar uma teoria acerca do padrão da revelação divina sem mesmo reconhecer que se trata de uma teoria, ou sem examinar outras teorias para ver qual delas se ajusta melhor aos dados."
"Doutrinar as pessoas em uma posição sem ensiná-las que essa posição é uma teoria, e que há outros modos de organizar os dados biblícos, significa transformar uma VERDADE relativa em VERDADE absoluta".
"Antes de qualquer ensino ou afirmação interpretaviva da Palavra de Deus, duas perguntas básicas se fazem necessárias:
1º - O que é o padrão da revelação de Deus?
2º - Como essa passagem se enquadra no padrão total da revelação de Deus?
Conclusão - não podemos ou não devemos impôr, ou afirmar o nosso entendimento pessoal como sendo o padrão verdadeiro da revelação divina. Podemos defender a teoria a qual pertecemos como sendo a correta, expondo sua coerência em relação a incoerência das outras, mas não podemos tolher a liberdade de interpretação de cada pessoa. Pelo contrário, o nosso principal dever e levar as pessoas ao caminho da busca do SABER, sem querer doutriná-las no nosso SABER. Portanto, não devemos e nem podemos simplesmente ensinar a Bíblia, mas sim orientar as pessoas no sentido de que elas possam aprender como estudar a Bíblia.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: