Enganópolis a cidade do engano está situada em lugar sombrio e isolada.
Seus habitantes são pessoas obtusas e se dividem em TRIBOS, cujos líderes são ditadores radicais. Não há liberdade de pensamento e os habitantes são obrigados a seguir fielmente a doutrina tradicional de sua tribo.
A fim de exercer um domínio amplo, estes líderes dividiram as tribos em dois grupos.
Os grupos "Lua Cheia" e "Lua Nova" formam a TRIBO DA LUA, enquanto os grupos "Verde e Vermelho" compõe a TRIBO DAS CORES.
Certo dia um homem chamado PRÁTIKO ousou questionar a organização de Enganópolis, e por esta razão lhe furaram os olhos isolando-o em um casebre fora dos limites da cidade. Seu único contato com o mundo era através de Kárido o escolhido para ser seu tratador, uma espécie de carcereiro. Devido Kárido sofrer de uma surdez degenerativa, com o decorrer do tempo passou a depender do auxílio de seus dois filhos adolescentes: NOVAKO E REVOLTO.
Calmamente, PRÁTIKO conseguiu guiar os dois jovens ao entendimento de que havia outros caminhos além daqueles proclamado pelas TRIBOS de Enganópolis, os direcionando a pesquisar e observar as cores durante o dia, e a lua durante a noite pelo período de um mês.
REVOLTO se encarregou da "lua", e NOVAKO das cores. Após trinta dias, os jovens apresentaram seus relatórios ao mestre PRÁTIKO.
NOVAKO explicou haver descoberto a existência de uma infinidade de cores, e muitas destas, não recebiam influencia do verde e do vermelho. Aliás, no caso das tintas, o verde é uma cor secundária obtida pela junção das cores amarela e azul. Se o assunto for a cor da luz ele é cor primária. O mais interessante é que apesar da presença da cor em tudo a nossa volta seja indiscutível, não se pode provar sua existência, e vários são animais a não distinguirem as cores, [o cão é um exemplo], enquanto isto, as abelhas veem cores não vistas pelos homens. Só uma certeza a respeito das cores: "nossos olhos só a veem quando são atingidos pela luz".
REVOLTO relatou haver tomado conhecimento de que a lua não emite luz própria, e seu brilho acontece quando ela reflete a luz solar. Portanto, a razão de haver quatro fases lunares, se deve a alteração na quantidade de luz solar refletida pela lua em direção a terra, ou seja, a lua não muda de forma a cada sete dias, mas a distinguimos desta forma, porque quando ela descreve a órbita da terra, vemos partes diferentes de sua superfície iluminadas pelo sol.
Após ouvir o relato dos jovens, PRÁTIKO lhes deu a última incumbência:
"VÁ! NÃO SE IMPORTEM COM OBSTÁCULOS OU AFLIÇÕES, APENAS, A PLENO PULMÕES PROCLAME ESTA VERDADE A TODAS AS PESSOAS."
REVOLTO E NOVAKO obedeceram ao mestre e mesmo em dificuldades fizeram a verdade ser ouvida por todos os habitantes daquela terra, até chegar o dia em que o nome de ENGANÓPOLIS foi mudado para CERTEZÓPOLIS!
Esta estória é apenas uma ficção, mas se observarmos atentamente a situação da igreja cristã atual, não será difícil constatar que a multiplicidade denominacional e doutrinal existente fazem dela a verdadeira ENGANÓPOLIS do século XXI. O pensamento e práticas dominantes são ditatoriais, e motivados apenas por interesses pessoais e grupais, sem haver qualquer vínculo com o Reino de Deus.
Há uma abundância de tribos das "cores e da lua", e o rufar de seus tambores abafam a voz dos PRÁTIKOS. Se por um acaso a voz de alguém superar o som emitido pelos tambores, o emitente simplesmente é classificado como herege, e condenado a fazer parte do abominável grupo dos "desigrejados", pois as alvas e santas ovelhas, não podem se aproximar dos bodes sujos e rebeldes. Mas há uma boa notícia: "Deus sempre reserva para si, aqueles que não dobram os joelhos perante Baal". Portanto, nos é permitido crer e ter a certeza de que existe uma multidão de PRÁTIKOS espalhados pela terra no intuito de gerar NOVAKOS E REVOLTOS.
Esta certeza nos possibilita a cada dia elevar mais a voz e, com NOVAKO ensinar que as cores do cristianismo não se restringem somente aquelas apresentadas pelas instituições religiosas, e com REVOLTO anunciar que diferentemente da lua, o Evangelho não tem faces e nem fases, porque simplesmente ele é a luz que a tudo ilumina. Como autênticos NOVAKOS e REVOLTOS possamos proclamar a pleno pulmões que a verdadeira Igreja é a assembleia de pessoas que professam a Jesus Cristo como Senhor Salvador, e como assembléia deve estar inserida em todos os lugares, com a finalidade de anunciar e dar testemunho do Reino de Deus a todo momento. Proclamar que a verdadeira Igreja é a reunião, em assembleia daqueles a quem Jesus Cristo deu o poder de serem feitos FILHOS DE DEUS, e não apenas um lugar que contém uma placa denominacional, onde as pessoas se reúnem para executarem ritos religiosos.
POR: Fabio S de Faria
POR: Fabio S de Faria
1 comentários: