domingo, 5 de março de 2017

LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS: "UMA VISTA PANORÂMICA".





O livro Atos dos Apóstolos tem sido frequentemente dividido de duas formas, com base no interesse de Lucas em:
- PEDRO - caps. 1 a 12
e em
PAULO caps. 13 a 28
ou
- Expansão geográfica do Evangelho:
Jerusalém (caps 1 a 7); Samaria e Judéia ( 8 a 10); até os confins da terra (caps (11 a 28)
Embora estes dois grupos de divisões sejam reconhecíveis em termos do conteúdo propriamente dito, há outro indício, dado pelo próprio Lucas, que parece vincular tudo de uma forma bem melhor.
Se lermos o livro notando as breves declarações de resumo em 6.7; 9.31; 12.24; 16.4; 19.20; concluiremos que em cada caso, a narrativa parece fazer uma pausa por um momento antes de tomar algum tipo de direção nova. Por este ângulo, Atos, pode ser visto como sendo composto de seis seções, ou painéis, que dão à narrativa um movimento para a frente, a partir do seu âmbito judaico baseado em Jerusalém, tendo Pedro como sua personagem de liderança, em direção a uma igreja predominantemente "gentia", tendo Paulo como sua personagem de liderança, e com Roma, a capital do mundo gentio, como alvo. Uma vez que Paulo chega a Roma, onde mais uma vez se volta para os gentios, porque eles escutarão (28.28), a narrativa chega ao fim.
Abaixo estão enumerados os seis painéis. Leia-os procurando descrevê-los, tanto no seu conteúdo quanto na sua contribuição ao movimento para frente.
1º painel: [1.1 a 6.7]; 2º painel: [6.8 a 9.31]; 3º painel: [9.32 a 12.24]; 4º painel: [12.25 a 16.5]; 5º painel: [16.6 a 19.20]; 6º painel: [19.21 a 28.30].

a - 1.1 a 6.7: A descrição da igreja primitiva em Jerusalém, sua pregação primitiva, sua vida em comum, sua propagação e a oposição inicial a ela.
Note quão "judaico" é tudo, inclusive os sermões, a oposição, e o fato de que os crentes primitivos continuam suas associações com o templo e as sinagogas.
O painel termina com uma narrativa indicando que uma divisão começara entre os crentes de idioma grego e os de idioma aramaico.
b - 6.8 a 9.31. A descrição da primeira expansão geográfica, levada a efeito pelos helenistas (cristãos judaicos de idioma grego) para os judeus da diáspora ou os "quase judeus" (samaritanos e um prosélito). Lucas também inclui a conversão de Paulo, que era: um helenista, um opositor judaico, e aquele que estava por liderar a expansão especificamente gentia.
O martírio de Estevão é a chave a esta expansão inicial.
c - 9.32 - 12.24. A descrição da primeira expansão aos gentios. A chave é a conversão de Cornélio, cuja história é contada duas vezes. A relevância de Cornélio é que sua conversão foi um ato direto da parte de Deus, que não usou os helenistas nesta ocasião, que teriam sido suspeitos, mas, sim, Pedro, o líder reconhecido da missão judaico-cristã. Incluída também está a história da igreja em Antioquia, onde a conversão dos gentios agora é levada a efeito pelos helenistas de modo resoluto.
d - 12.25 a 16.5: A descrição da primeira expansão geográfica para dentro do mundo gentio, com Paulo na liderança. Os judeus agora rejeitam de modo regular o Evangelho porque inclui os gentios.
A igreja se reúne em concílio e não rejeita seus irmãos e irmãs gentios, nem impõe sobre eles exigências judaicas.
Este último fato serve como a chave para a plena expansão no mundo gentio.
e - 16.6 a 19.20: A descrição da expansão adicional, sempre em direção ao ocidente, no mundo gentio, agora entrando na Europa. Repetidas vezes, os judeus rejeitam o Evangelho, e os gentios lhe dão as boas-vindas.
f - 19.21 a 28.30: A descrição dos eventos que levam Paulo e o Evangelho para Roma, com muito interesse nos julgamentos de Paulo, no decurso dos quais, três vezes foi declarado inocente de qualquer culpa.
..........................................................................................................
OBS: Procure ler o livro dos Atos dos Apóstolos com este esboço, este senso de "movimento" diante de si, para ver por si mesmo se ele parece captar aquilo que está acontecendo.
À medida que a pessoa lê, notará que nesta descrição do conteúdo um fator crucial foi omitido, - aliás, O FATOR CRUCIAL - a saber, ou seja, o papel do Espírito Santo em tudo isto.
Você notará enquanto lê que a cada "conjuntura chave", em cada "pessoa chave", o Espírito Santo desempenha o papel de liderança total. De acordo com Lucas, a totalidade deste movimento para frente não aconteceu pelo desígnio do homem, aconteceu porque foi da vontade de Deus e porque o Espírito Santo o realizou.

Fabio Silveira DE Faria
Fonte: Livro: Entendes o Que Lês? Editora Vida Nova
Autores: Gordon D. Fee & Douglas Stuart.















0 comentários:

Blogger Template by Clairvo