domingo, 25 de junho de 2017

QUANDO MORREM, AS CRIANÇAS VÃO PARA O CÉU?



"O amor de Deus pelas crianças é algo cristalino na Escritura, já encontrar  a "era da responsabilidade" é bem mais difícil."
          Há alguns anos, eu levei um grupo de estudantes universitários para a bacia amazônica a fim de compartilhar o amor de Cristo em algumas comunidades remotas. 
Após vários dias, deixei um pequeno grupo de estudantes em uma aldeia, e continuei em direção a outra. Depois de minha partida, uma jovem daquela comunidade perdeu tragicamente seu bebê de 6 meses, morte provocada pela desidratação e por uma doença desconhecida. Os pais, então pediram aos meus alunos que fizessem o funeral. Esses jovens de 19 e 20 anos não estavam preparados para o peso emocional e espiritual da situação, mas fizeram o melhor que puderam para confortar essa família, porém, todos sentiram o agudo fardo de responder às inevitáveis ​​questões teológicas decorrentes de uma perda tão difícil: 
    O que acontece quando as crianças morrem? Eles são salvos? O que dizemos para consolar os pais em suas dúvidas?
                         É natural, talvez até inevitável, que procuremos conforto na esperança de que Deus acolhe os pequenos no céu quando o tempo deles for dolorosamente cortado na terra. Embora a maioria dos cristãos afirme a doutrina do pecado herdado e confie que o perdão do pecado vem apenas através da fé pessoal em Cristo, também acreditam que Deus por ser bom e gracioso, lidará de forma misericordiosa neste caso, e considerará que apesar de nascer em pecado, esta criança é muito jovem para fazer uma profissão de fé. 
 É possível biblicamente afirmar que Deus salva crianças pequenas sem a necessidade de arrependimento do pecado e de expressar fé em Cristo?
Teólogos e líderes cristãos ao longo da história buscaram responder a esse problema nodoso. Agostinho e Ambrósio argumentaram que, uma vez que os bebês herdam a culpa do pecado, e não apenas a natureza do pecado, somente os bebês batizados seriam salvos. John Calvin e CH Spurgeon sustentaram que a eleição de Deus poderia se estender às crianças, e então elas já nasceriam predestinadas à salvação. Uma variação desta visão argumenta que Deus reconhece quem irá crer, então elas seriam salvas, mesmo que elas morressem antes de atingir a idade ou capacidade mental para crer.
               Essas visões podem fazer sentido teológico, mas muitas vezes não possuem suporte claro nas escrituras e faz as pessoas se sentirem desconfortáveis ao afirmar que elas sejam válidas para as crianças. 
              De todas as abordagens propostas para resolver este problema, a ideia de uma  "era da responsabilidade", se tornou uma das opiniões mais populares em um amplo espectro de evangélicos, pois afinal oferece uma solução sensata, e também abrangente.
                        O conceito da idade de responsabilidade, é que Deus não responsabiliza os filhos pela culpa de seus pecados, até que eles consigam uma percepção moral adequada de suas escolhas. Crianças que não chegaram a essa idade de responsabilidade irão para o céu, porque Deus não lhes impõe a culpa de seus pecados. Em outras palavras, Deus não responsabiliza as crianças por erros ainda não cometidos e erros que nem sabem que irão cometer.
               Esta posição teológica certamente é atraente por uma série de razões, mas há apoio bíblico para a noção de uma "era de responsabilidade"? 
Embora algumas passagens possam parecer afirmar a ideia, elas não a apoiam diretamente quando vistas em um contexto mais amplo:
Deuteronômio 1:39
"Vossos meninos, contudo, dos quais dizíeis que seriam levados cativos, vossos filhos que ainda não sabem discernir entre o bem do mal, entrarão na terra. Eu a darei a eles para que a possuam ".
          O contexto deste versículo relaciona-se com a geração rebelde de Hebreus que foram punidos com 40 anos de andanças no deserto. Deus proíbe que a geração rebelde entre na Terra Prometida, mas neste versículo Ele promete, não só permitir a entrada na terra, mas também  a dará aos filhos, porque eles "ainda não sabiam discernir entre o bem do mal".
         Como Deus não responsabilizava os filhos hebreus pelos pecados de seus pais, as pessoas usam esse verso como suporte para a idade da responsabilidade, mas o detalhe é que, nesta passagem, "crianças" se refere aos que eram naquela época muito jovens e não elegíveis para o serviço militar, ou seja, as pessoas com 20 anos ou menos. 
                     Embora a maioria dos adolescentes, certamente tenha muito tempo para amadurecer, parece improvável sugerir que eles não sejam, de alguma forma, moralmente responsáveis nessa idade.
Isaías 7: 15-16
"Ele se alimentará de coalhada e de mel até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem. Com efeito, antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, por cujos dois reis tu te apavoras, ficará reduzida a ermo"
            Esta passagem relaciona-se diretamente com a famosa profecia de que "a virgem conceberá e dará à luz um filho" ( Isaías 7:14 ). Estes versículos afirmam que o "menino" em sua juventude ainda não saberia discernir a diferença entre certo e errado. O autor bíblico sugere que haverá um período de tempo, antes que a criança tenha uma compreensão da moral. Infelizmente, esta passagem não pretende estabelecer os parâmetros para quando uma criança pode ser vista como moralmente culpada; em vez disso, o foco está na libertação vencida de Deus.
2 Samuel 12:23
"Mas agora que ele está morto, por que eu deveria seguir em jejum? Posso trazê-lo de volta? Eu irei até ele, mas ele não vai voltar para mim. "
            De longe, o lamento de Davi pela morte de seu filho primogênito com Bate-Seba, é o versículo mais familiar sobre este assunto. Enquanto a criança estava morrendo por conseqüência direta do pecado de Davi, David jejuou e orou com esperança de que Deus fosse misericordioso; mas uma vez que a criança morreu, ele parou de sofrer. David reconheceu que a única forma dele se reunir novamente com seu filho, era quando ele também viesse a morrer.
                 Embora este versículo ofereça enorme conforto pastoral e, talvez, até forneça algumas evidências claras, permitindo afirmar que as crianças pequenas estejam em segurança com Deus, embora nos dê uma base para ter esperança em relação às crianças, infelizmente não sugere que a idade de responsabilidade seja o motivo para a esperança.
                    O Novo Testamento também não ensina que haja em termos, uma idade de prestação de contas. Alguns dizem que a argumentação de Romanos 7:9, é a de não impor castigo por pecados até que os culpados estejam cientes de seu crime, mas essa hipótese não condiz com o que Paulo diz, pois em realidade seu argumento é sobre o funcionamento da lei, não sugerindo que as pessoas sejam inocentes antes de conhecê-la.             Outra passagem citada é Atos 17.29-31: porém, aqui, o argumento de Paulo é bem claro, ou seja, de que Deus é o Deus de todos, judeus e gentios, e portanto Ele os conclama a se arrependerem de sua idolatria. Em nenhum momento, Paulo diz que Deus negligencia o pecado até certo ponto.  Alguns até tentam usar o sentido de "caindo em si", na parábola do filho pródigo, - Lucas 15:17- como suporte para o ensino de que exista uma idade da responsabilidade, porém novamente aqui, há uma nítida intenção de forçar a Bíblia a dizer o que ela não está dizendo.

Misericórdia para os jovens e maliciosos
     Mesmo que houvesse nitidamente um apoio bíblico para a existência de uma "idade da responsabilidade", ainda seria praticamente impossível determinar exatamente quando uma criança chegaria a essa idade. 
A maioria argumenta que isso ocorre em algum momento entre os 4 e os 12 anos de idade, mas é um argumento baseado em tradições extra-bíblicas. 
          Com certeza, as crianças crescem e, à medida que amadurecem, irão enfrentar finalmente a realidade do pecado e sua própria culpa moral, mas dizer que estas crianças não estão cientes do bem e do mal, parece contradizer a experiência da maioria das pessoas que as criaram. Os pais sabem que, mesmo em uma idade muito jovem, as crianças tem a noção de quando estão sendo impertinentes. 
Tenho como exemplo, uma ocasião em que minha esposa e eu estávamos sentados na sala de estar, e nossa filha de 5 anos de repente passou por nós e exclamou: "Nada!" Sem que nós houvéssemos suspeitado de algo.
              De acordo com a pesquisa de Karen Wynn no Centro de Cognição Infantil da Universidade de Yale, também conhecido como "O Laboratório do Bebé", bebês com três meses de idade preferem as pessoas que os ajudam em detrimento das que tenta feri-los. Em outro estudo de J. Kiley Hamlin, da Universidade da Colúmbia Britânica, foi observado que bebês de até oito meses, compreendem quando devem ser punidos os indivíduos praticantes de ações "ruins". O professor de psicologia de Yale, Paul Bloom, que é casado com Wynn, explica que a sensação de moralidade encontrada em bebês apesar de "profundamente limitada", e mesmo sendo um "produto do desenvolvimento cultural", ainda é algo presente.
   Portanto, se os bebês de três meses já demonstram uma consciência da diferença entre o certo e o errado, potencialmente torna-se enfraquecida a noção de uma era ou de uma "idade da responsabilidade".
                   Unindo a falta de apoio bíblico, às evidências cotidianas e aos estudos psicológicos sugerindo que as crianças, são de fato, capazes de reconhecer o comportamento bom e ruim muito cedo, talvez não devamos usar a ideia da "idade de responsabilidade" como base para a nossa esperança em relação às crianças .
    Como evangélicos, cremos que a salvação é propiciada exclusivamente por meio da fé em Cristo, mas temos boas razões para acreditar que o seu poder salvador se estende a todas crianças que ainda são muito jovens para tomar uma decisão. Afinal, o que a Bíblia nos ensina explicitamente sobre Deus, deve dissipar toda e qualquer preocupação sobre o destino de bebês e crianças pequenas. Portanto, não precisamos de conjecturas como a da "idade da responsabilidade".
A principal razão pela qual podemos ter esperança, é porque Deus é um juiz bom e justo. Como Abraão disse: "Não fará justiça o juiz de toda a terra?" ( Gn 18:25 ). Por vermos essa ideia ecoando em toda a Escritura, confiamos confiantemente que Deus sempre faz e fará o que é bom, certo e perfeito (Deuteronômio 32:4). 
Outra razão pela qual não precisamos de uma idade da responsabilidade é porque a doutrina da graça de Deus é claramente evidente na Escritura   (Ex 34: 6; Salmo 103:8; Lam 3:22; Joel 2:13; João 1:14; Romanos 3: 22-24; Efésios 2:8-9). 
           Certamente, a graça de Deus se estende a toda a humanidade, e especialmente às crianças.
            Na verdade, Jesus disse muitas coisas específicas sobre crianças, e é claro que Deus cuida preferentemente delas, dedicando-lhes um amor profundo. Jesus, inclusive ensinou que devemos nos tornar como crianças para entrar no reino dos céus (Mateus 18:2-5, Lucas 18:17); e também advertiu que ninguém deveria desprezar os "pequeninos", porque "seus anjos no céu sempre vêem a face do meu Pai que está nos céus" (Mateus 18:10). 
          Jesus também disse: "deixe as crianças chegarem a mim", porque o reino dos céus lhes pertence (Mateus 19:14). Além disso, Jesus ameaçou um castigo severo para qualquer um que causasse mal ou fizesse uma criança tropeçar ( Mateus 18: 6-7 ). 
    E, se Jesus exalta as crianças desta maneira, podemos nos convencer de que crianças ao morrerem estarão seguras em sua guarda, e Ele é bom, amável, misericordioso e justo. Podemos confiar que Deus cuida das crianças, de forma acima do que jamais iríamos compreender. Quando a vida das pequenas crianças são cortadas e nossa visão é borrada pelas lágrimas, podemos ter certeza de que Ele irá cuidar graciosamente delas, de uma maneira bem consistente. Ele é um Pai Celestial bom e amoroso que sempre faz o que é certo (Salmos 33: 4-5). 
Ele sempre age de acordo com seu caráter santo, justo, misericordioso, gracioso, amoroso e bom - o mesmo caráter amoroso que o levou a enviar seu próprio Filho para morrer por um mundo de pecadores.
            Naquele dia escuro na floresta amazônica, meus alunos auxiliaram os pais e a maioria da comunidade a cavarem uma pequena sepultura na selva. Havia naquela comunidade, apenas um punhado de crentes e, eles   ao buscarem respostas de Deus, pediram aos meus alunos que fizessem o funeral. 
        À medida que os raios solares pontilhavam o chão da selva coberta de folhas, esses alunos representavam o amor, a esperança e a salvação de Deus para aquele povo marcado pela dor. 
              Embora fosse uma experiência imensamente difícil, esses alunos podiam falar com confiança sobre o amor e o bem de Deus, e dar àqueles pais, novos na fé em Cristo, um enorme conforto, pois lhes propiciaram saber que seu filho, agora estava com Deus.

Autor: ALAN BANDY 
                  [Alan Bandy é professor de Novo Testamento e grego na Oklahoma Baptist University. Ele recentemente co-autor, com Benjamin Merkle, Understanding Prophecy: Uma abordagem bíblica-teológica (Grand Rapids: Kregel Academic, 2015].
Publicado em 26 DE MAIO DE 2017 na Revista Christianit Today
http://www.christianitytoday.com/ct/2013/may-web-only/do-all-children-go-to-heaven.html

Traduzido por: Fabio Silveira de Faria


 

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo