sexta-feira, 29 de março de 2013

A VERDADEIRA ORAÇÃO


"Não existe oração forte ou fraca, certa ou errada. O que existe é oração que acompanha ou que se afasta do Princípio de Deus".

Neste "post" não está sendo ensinado nenhum tipo ou metodologia de oração. Apenas uma simples explanação de toda SUBSTÂNCIA da Oração Modelo ensinada pelo próprio Jesus Cristo, ou seja, "A ORAÇÃO DO PAI NOSSO - Mt 6, 9 a 15.

JESUS por seu exemplo: “Tendo-os despedido, subiu ao monte a fim de orar a sós. Ao chegar a tarde estava ali, sozinho. [Mt 14,23], como por suas instruções ensinou aos discípulos o dever da oração e a maneira de fazê-la.

A oração deve ser humilde diante de Deus: “Dois homens subiram ao templo para orar, um era fariseu, o outro publicano. O fariseu de pé orava interiormente deste modo << Ó Deus, eu te dou graças porque não sou como o resto dos homens, ladrões, injustos, adúlteros e nem como este publicano; jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de todos meus rendimentos. O publicano mantendo-se a distancia, não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo, ‘meu Deus tem piedade de mim, sou pecador! >>
 Eu vos digo que este último desceu para casa justificado, o outro não. Pois todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.
[Lc 18, 10 a 14].

Deve ser humilde diante dos homens: “e quando orardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de fazer oração pondo-se de pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai, que está lá, no segredo, e teu Pai, que vê no segredo, te recompensará. [Mt 6,5 e 6].”
Deve ser de coração mais do que com os lábios: “nas vossas orações não useis de vãs repetições, como os gentios, porque imaginam que é pelo palavreado excessivo que serão ouvidos. [Mt 6,7]”

Deve ser confiante na bondade do Pai: “não sejais como os gentios, porque vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes de lhos pedirdes. [Mt 6,8]. Lembre-se de que se vós que sois maus sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem. [Mt 7,11]”
Deve ser insistente até a importunidade: “disse-lhes ainda: ‘quem dentre vós, se tiver um amigo e for procurá-lo no meio da noite dizendo: ‘meu amigo empresta-me três pães, porque chegou de viagem outro amigo meu e nada tenho para lhe oferecer, e, ele responder de dentro: não me importunes; a porta já está fechada, e meus filhos e eu estamos na cama; não posso me levantar para dá-lo a ti’. Digo-vos, mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo levantar-se-á ao menos por causa da sua insistência, e lhe dará tudo àquilo de que precisa. [Lc 11, 5 a 8]”.

Deve ser feita no nome de Jesus: " 1Em verdade ainda vos digo, se dois de vós estiverem de acorda na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
 2- ‘E, o que pedirdes em meu nome, eu o farei a fim de que o Pai seja glorificado no Filho’.                   [ 1= Mt 18 a 20; 2= Jo 14, 13]”

Deve pedir só coisas boas, tais como o Espírito Santo: “ora se vós, que sois maus sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo aos que o pedirem. [Lc 11,13]”.

Deve pedir o perdão: “e quando estiverdes orando, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também o vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas. [Mc 11,25].
Deve pedir o Bem dos perseguidores: “eu, porém vos digo: amai aos vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornarás filhos de vosso Pai que está nos céus, porque Ele faz nascer o seu sol igualmente sobre os maus e os bons, e cair a chuva sobre os justos e injustos. [Mt 5, 44,45]”

Deve pedir, sobretudo, a vinda do Reino de Deus e a preservação durante a Prova Escatológica: “1- Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca; 2- Ficai acordados, portanto orando em todo momento para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do filho do Homem; 3- Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; eu, porém orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça. Quando, porém, te converteres confirma teus irmãos.”
[1= Mt 26,41; 2= Lc 21,36; 3= Lc 22, 31 e 32].

Fabio Silveira de Faria.

  Fonte e citações: Bíblia de Jerusalém

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo