domingo, 30 de outubro de 2011

A FIEL COMPANHIA


De manhã, ao acordar sempre o vejo e desvio o olhar no desejo de ignorá-lo. Por alguns instantes, durante a oração matinal deixo de percebê-lo, mas, ao entrar no banheiro e, me ver pelo espelho constato a imagem dele sobreposta à minha.

No percurso para o trabalho, inicialmente ele fica silencioso, mas, quando menos se espera sua voz suave me faz esquecer muitas coisas ao derredor. Há dias, que com firmeza consigo mantê-lo a distancia, mas, naqueles em que surgem contratempos na caminhada, ele além de não me abandonar, ainda toma a frente, e, se dispõe a resolver todos os embaraços, sem dar importância aos meios, pois, de acordo com sua filosofia, o meu 'bem estar' é a prioridade. 

No ambiente do trabalho tento rechaçá-lo de todas as formas e maneiras, mas, ele sempre consegue fazer que suas ações se entrelacem às minhas, e que os seus pensamentos formem um "todo" com os meus. No final as decisões parecem ser tomadas de comum acordo, mas, a ideia principal, aquela que está no cerne de toda questão, sempre lhe pertence, pois, além de ser mais forte, também é mais rápido  mais preciso, e mais determinado.

Muitos são os dias, e, as vezes que tento me rebelar ao seu comando, mas, com maestria cita argumentos irrefutáveis, me convencendo de que a razão e a justiça precisa sempre estarem ao meu favor. Acontece que em alguns dias, < na maioria deles > seu comando se torna algo tão natural, que chega a passar despercebido fazendo com que sua companhia seja bastante prazerosa. 

Só à noite, ao examinar os feitos do dia, e, colocá-los perante a luz de DEUS é que  posso ver o meu companheiro diário em toda sua plenitude. Quanto mais leio a Bíblia, quanto mais me concentro nas orações, mais sinto o seu odor fétido, e, mais nítido é revelada sua imagem asquerosa. Desespero-me, me envergonho, e concluo: "não há água, sabão, ou qualquer produto de limpeza que possa limpar a sujeira por ele impregnada". 
Nesse momento, ao me sentir no auge da impotência vislumbro o verdadeiro significado da OBRA DA CRUZ, e, esse vislumbre faz com que no meio de toda tristeza, surja a alegria trazida pela certeza da GRAÇA DE DEUS.
     
         Convicto, e consciente de que minhas forças são insuficientes e ineficazes para vencer o comando da 'Fiel Companhia', me fortaleço na lembrança de que: "a Salvação não pertence aos decentes e piedosos, e que Jesus afirma, com efeito, que o Reino de seu Pai, não é uma subdivisão para os justos nem para os que sentem possuir o segredo de estado da salvação. O Reino não é um condomínio fechado elegante com regras esnobes a respeito de quem pode viver ali dentro. Não; ele é para um elenco mais numeroso de pessoas, mais rústico e menos exigente, que compreendem que são pecadores porque já experimentaram o efeito nauseante da luta moral". (1). 
Fortaleço-me na afirmação do "monge Thomas Merton": um santo não é alguém bom, mas alguém que experimenta a bondade de Deus. 
Fortaleço-me nas palavras de Paul Tillich ao comentar Efésios 2.8,9  [Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie] 
<<< "A graça nos atinge quando estamos em grande dor e desassossego. Ela nos atinge quando andamos pelo vale sombrio da falta de significado e de uma vida vazia... Ela nos atinge quando, ano após ano, a perfeição há muito esperada não aparece, quando as velhas compulsões reinam dentro de nós da mesma forma que tem feito há décadas, quando o desespero destrói toda a alegria e coragem. Algumas vezes naquele momento uma onda de luz penetra nossas trevas, e é como se uma voz dissesse: 'você é aceito, aceito pelo maior do que você, o nome do qual você não conhece. Não pergunte pelo nome agora; mais tarde talvez você descubra. Não tente fazer coisa alguma agora; talvez mais tarde você faça bastante. Não busque nada, não realize nada, não planeje nada. Simplesmente aceite o fato de que você é aceito'. Se isto acontece conosco, experimentamos a graça". >>>

Diante de tudo isso, confiante na Palavra de Deus, que foi proclamada pelo profeta Habacuque: EIS O SOBERBO! SUA ALMA NÃO É RETA NELE, MAS O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ, me derramo na presença de Deus, e tenho a ousadia de  dizer:
 Senhor perdoa-me pelas iniquidades cometidas hoje. Senhor perdoa-me, pois, mais uma vez cedi à tentação permitindo que o comando fosse da fiel companhia: O PECADO!  
Obs- (1) O evangelho maltrapilho por Brennan Manning, pagina 23.




4 comentários:

  1. Boa!
    Outra boa crõnica sobre a incapacidade humana e o grande amor de Deus resgatando. Essa, poderíamos dizer que é uma explicação do Sermão do Monte quando diz "... os pobres..., os que têm sede de justiça.." é essa pobreza e essa sede de justiça do qual Jesus, o Mestre dos mestre falou e fala até hoje.

    Sergio Sena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, agradeço-lhe pela visita e pelo comentário. Não sei se a cronica ficou boa ou não. Apenas procurei expressar com sinceridade a corrupção que está dentro de mim, e, a minha total incapacidade de vencê-la por meus próprios méritos. Quanto mais me aproximo de Deus, mais sujo me vejo. Muito em breve estarei publicando aqui no Blog o estudo Reflexões e Paradigmas, onde procuro discutir a necessidade que há de se fazer uma reflexão maior sobre o real poder do pecado.
      Entendo que só poderemos dimensionar a Graça de Deus, no momento que tivermos a noção exata do poder de destruição do pecado.
      Fique na paz, e não esqueça de dar uma forcinha a esse pecador, para que juntos possamos apresentar a outras pessoas o verdadeiro Jesus Cristo.
      Abraços , Fabio.

      Excluir
  2. Já havia lido esse texto e chorei muito! Lágrimas de felicidades e conforto. Hoje mais que nunca me identifico com esse post. Porque nós não nos toleramos e desconfiamos que Deus também sente o mesmo em relação a nós. Eu ficaria felicíssima se todos crentes também se identificassem com ele. Obrigada pelo post, Que Deus te ilumine para nos ajudar muito mais!

    ResponderExcluir

Blogger Template by Clairvo