sábado, 1 de janeiro de 2011

CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES

A  EXORTAÇÃO DE ISAIAS  [ 1ª consideração ]

" Quando vos disserem : consultem os que tem espíritos familiares (necromantes) e os feiticeiros (adivinhos), aqueles que murmuram em segredo nos seus encantamentos respondam : Acaso, não consultará um povo a seu DEUS?  Acaso a favor dos vivos, consultar-se-ão os mortos? À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo essa palavra nunca lhes raiará a alva." ( Isaías, 8 : 19 e 20 ).

A  AFIRMAÇÃO DE JESUS  [ 2ª consideração ]

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a VIDA ETERNA; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida."        (João, 5: 39 e 40 ).

UMA  PRATICA  [ 3ª consideração]

"E logo, durante a noite os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia, e tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica; porque receberam a palavra com toda a avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos, 17: 10 e 11).

                                                REFLEXÕES

Ao se examinar as considerações do espaço anterior, deparamos com três situações distintas, em épocas distintas, com pessoas distintas, mas tendo entre si um elo substancial. As três passagens bíblicas mostram a necessidade de vigilância ininterrupta, além de alertar para o sentido de buscar somente em DEUS o exato direcionamento, para que não haja o perigo de tomar decisões precipitadas, ou o que é ainda pior: "fechar os olhos e o entendimento a respeito daquilo que DEUS está falando.
Na 1ª consideração, o profeta ISAIAS pondera sobre o bom senso das pessoas, explicando que ao receber uma ordem para consultar os poderes ou forças ocultas, um povo realmente centrado na fé, sempre irá argumentar que o correto é: "antes da execução da ordem, deve-se consultar primeiro o seu Deus".
Na 2ª consideração, JESUS em um momento de discussão com aqueles que diziam conhecer a LEI e as ESCRITURAS, mostra que os mesmos não as consultavam com cuidado, zelo e imparcialidade, pois no mesmo texto, onde era ensinado a maneira de conquistar a "vida eterna", também era ensinado que essa conquista, somente se daria através DELE, e, no entanto eles não conseguiam vislumbrar a verdade.
Na 3ª consideração, é mostrado com toda clareza, o modo correto que todo cristão deve adotar em relação aos ensinos sobre a Palavra de Deus. Mesmo que conheçamos, confiemos e admiremos as pessoas que possuem grande saber e conhecimento bíblico, devemos conferir, analisar, e refletir sobre os ensinos e colocações dessas pessoas, posicionando-os à luz da Bíblia, para que tenhamos a certeza de não haver discrepâncias com a sã doutrina. O não cumprimento desse salutar e necessário habito, tem contribuído com a criação de praticas indevidas, além de dar permissão à continuidade de determinadas interpretações equivocadas e duvidosas.

Fabio S. Faria

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo